E. Cortez
F1: Norris domina corrida em Mônaco e se aproxima de Piastri no mundial
A liderança de Oscar Piastri diminuiu no mundial de pilotos depois do GP de Mônaco, realizado no domingo (25). Com a vitória conquistada nas ruas de Monte Carlo, Lando Norris cortou a vantagem do companheiro para apenas 3 pontos: 161×158.
Max Verstappen teve mais um fim de semana difícil e ficou fora do pódio. Agora, o atual campeão tem 136 pontos, ainda em terceiro no campeonato.
Pior ainda foi a situação de George Russell, que zerou em Mônaco depois de problemas na classificação e estacionou nos 99 pontos.
Charles Leclerc viveu o melhor fim de semana em 2025 e, correndo em casa, chegou em segundo e subiu na pontuação, encostando em Russell, com 79. Lewis Hamilton, que foi ao top-5, segue em sexto, com 63.
Kimi Antonelli zerou de novo e ficou com 48, agora vendo Alexander Albon ainda mais próximo, com 42. Esteban Ocon chegou a 20, enquanto Isack Hadjar saltou para 15, completando o top-10 até aqui.
A Fórmula 1 volta já no final de semana, com atividades de 30 de maio a 1º de junho em Barcelona, que recebe o GP da Espanha, nona etapa da temporada 2025.
Confira a classificação:
MUNDIAL DE PILOTOS
1) Oscar Piastri, 161 pontos
2) Lando Norris, 158
3) Max Verstappen, 136
4) George Russell, 99
5) Charles Leclerc, 79
6) Lewis Hamilton, 63
7) Kimi Antonelli, 48
8) Alexander Albon, 42
9) Esteban Ocon, 20
10) Isack Hadjar, 15
11) Lance Stroll, 14
12) Carlos Sainz, 12
13) Yuki Tsunoda, 10
14) Pierre Gasly, 7
15) Nico Hülkenberg, 6
16) Oliver Bearman, 6
17) Liam Lawson, 4
18) Fernando Alonso, 0
19) Jack Doohan, 0
20) Franco Colapinto, 0
21) Gabriel Bortoleto, 0
MUNDIAL DE CONSTRUTORES
1) McLaren/Mercedes, 319 pontos
2) Mercedes, 147
3) Red Bull/Honda RBPT, 143
4) Ferrari, 142
5) Williams/Mercedes, 54
6) Haas/Ferrari, 26
7) Racing Bulls/Honda RBPT, 22
8) Aston Martin/Mercedes, 14
9) Alpine/Renault, 7
10) Sauber/Ferrari, 6
Indy: Palou segura Ericsson e vence as 500 Milhas de Indianápolis
Álex Palou venceu domingo (25) as 500 Milhas de Indianápolis, mais importante corrida do automobilismo dos Estados Unidos.
O piloto da Chip Ganassi tomou a liderança na parte final da disputa no Indianapolis Motor Speedway, conseguindo impedir a aproximação de Marcus Ericsson, da Andretti, que ficou em segundo lugar. David Malukas terminou em terceiro, com a AJ Foyt Racing
Pato O’Ward, da McLaren, foi o quarto, enquanto Felix Rosenqvist, com um equipamento da Meyer Shank, completou o grupo dos cinco melhores.
Helio Castroneves, único brasileiro do grid, cruzou a linha de chegada na 13ª posição depois de fazer um splash and go nas voltas finais, depois de aparecer em oitavo com a Meyer Shank. O tetracampeão protagonizou, ainda assim, uma das maiores escaladas da corrida, já que largou em 24º.
“Não consigo acreditar”, disse Palou. “Que dia incrível. Que corrida incrível. É incrível vencer”, comemorou o espanhol de apenas 28 anos de idade.
Palou venceu as 500 Milhas de Indianápolis, a corrida mais importante do automobilismo dos Estados Unidos
Khodair leva a corrida principal da Stock Car em Cascavel
Allam Khodair a corrida principal em Cascavel, segunda etapa da temporada da Stock Car. O piloto da Blau Motorsport voltou a triunfar depois de quase cinco anos de jejum, em bela atuação, segurando a pressão de Felipe Fraga até os metros finais de corrida.
Daniel Serra completou o top-3 em no circuito paranaense. Guilherme Salas fechou a corrida na quarta posição, com Felipe Baptista em quinto lugar, fazendo grandes e arrojadas ultrapassagens na prova.
Gianluca Petecof foi o sexto, com César Ramos, Thiago Camilo, Ricardo Zonta e Gabriel Casagrande fechando a lista dos dez primeiros. O líder do campeonato, Gaetano Di Mauro, abandonou a prova depois de 29 voltas.
Já a corrida sprint, realizada anteriormente, no sábado, teve como vencedor o jovem paulista Gianluca Petecof, de 22 anos, que dominou a prova que marcou a 50ª participação da Mitsubishi na categoria.
A Stock Car volta nos dias 7 e 8 de junho para a rodada dupla no Velopark.
Khodair subiu no degrau mais alto do pódio depois de cinco anos sem vitória
Pilotos da TOYOTA GAZOO Racing cobram maior equalização dos carros da Stock Car
Na etapa de Cascavel da Stock Car realizada no final de semana trouxe dificuldades aos pilotos da TOYOTA GAZOO Racing, que tiveram bastante trabalho para conseguir encontrar um bom ritmo nesta que foi a segunda etapa da temporada, e a primeira disputada no formato de rodada dupla.
Os melhores desempenhos dos pilotos que aceleram o Corolla Cross foram de Cesar Ramos e Thiago Camilo, sétimo e oitavo colocados, com a Ipiranga Racing. Enquanto isso, os pilotos da Full Time Sports sofreram mais. JP de Oliveira escalou 11 posições e fechou a prova em 16º lugar, enquanto Arthur Gama, atual campeão da Stock Light, terminou a corrida na 19ª colocação.
”Precisamos fazer uma análise de todos esses motores e entender o que acontece, porque sem dúvida nenhuma equipe deveria ter motores que andam mais que os outros. Isso que precisa ser mais claro, mais balanceado, ou se realmente há esse desnível entre algumas bolhas (carenagens). Acho que é importante a categoria fazer essa equalização para que não dê vantagem para algumas equipes ou pilotos durante o campeonato”, explica JP.
“Essa falta de equalização está muito grande, é frustrante. Duas etapas e essa demora que eles tiveram de equalizar. Eu acho meio injusto, mas vamos pensar no Velopark, em Nova Santa Rita (RS) que é a minha casa, pensar que eu ando bem lá, que tenho experiência na pista e tentar fazer uma etapa melhor”, complementa Gama, piloto mais jovem grid atual com 20 anos.
Pilotos da Ipiranga Racing foram os únicos a ter melhores resultados com o modelo SUV da Corolla
Massa critica organização da Stock Car e desabafa: “Frustrante o que acontece”
Felipe Massa não poupou críticas à Stock Car após o encerramento da etapa de Cascavel, que teve Allam Khodair vencendo a corrida principal.
Em desabafo contundente, apontou problemas técnicos recorrentes e questionou diretamente a estrutura oferecida pela organização do campeonato, conduzida pela Vicar. Para ele, há falta de preparo, desigualdade entre os competidores e descaso com a parte técnica das equipes.
Massa viveu mais um fim de semana frustrante. Em meio a uma temporada marcada por falhas logísticas e problemas de confiabilidade dos novos carros SUV, o piloto da TMG Racing enfrentou dificuldades mecânicas nas duas corridas e viu o potencial do carro ruir na pista.
“Final de semana muito frustrante, segunda etapa seguida assim. Na primeira corrida, tudo quebrou no carro. Não consegui andar nos treinos, na classificação e na corrida. Até consegui fazer boa classificação, ficando em nono lugar. Larguei em terceiro na primeira prova, mas cheguei me arrastando no final, com sensores falhando. Estava brigando por boas posições, mas fui caindo para trás até chegar em 16º”, relatou.
“Domingo foi ainda pior. Larguei em nono, estava fazendo uma boa corrida no começo dentro do possível. O carro tinha velocidade muito baixa em reta. De repente, quebrou uma peça importante no motor, não sabemos ainda o que foi. Então, fui andando devagar só para terminar a corrida“, reclamou.
Massa, então, direcionou as críticas para a estrutura oferecida pela Vicar. Esta temporada de 2025 mal começou e vem sendo turbulenta para a Stock Car.
O campeonato começou com atrasos e improvisos em Interlagos: carros montados às pressas, falta de equipamentos essenciais, como compressores de montagem de pneus e volantes, cancelamento do shakedown e corrida única. Problemas que se estenderam também à Stock Car Light e ao Turismo Nacional. A fala do ex-F1 soma-se à de outros pilotos, que também dispararam contra a organização após a corrida.
Além disso, as provas mostram grande disparidade de desempenho entre os fabricantes — questão também levantada pelo atual campeão, Gabriel Casagrande.
Em Cascavel, a Mitsubishi dominou completamente, com três carros nas primeiras posições e vantagem de quase meia pista para os rivais da Chevrolet e Toyota.
“É frustrante o que vem acontecendo com a categoria. Para fazer mudanças no carro, precisamos da estrutura certa e claramente não estão trabalhando corretamente. Muitos carros estão quebrando, vemos diferença de performance muito grande entre as marcas. Tivemos três carros da Mitsubishi na frente, com uma diferença de quase meia pista para os outros. Isso mostra que temos muito o que fazer para que os pilotos tenham condições iguais de correr”, finalizou.
Felipe Massa criticou as recorrentes falhas técnicas e falta de estrutura às equipes
Italiano Marco Bezzecchi vence prova da Grã-Bretanha de MotoGP
O italiano Marco Bezzecchi venceu o GP da Grã-Bretanha de MotoGP neste domingo, com muitos incidentes, conquistando sua primeira vitória desde a Índia em 2023.
O piloto de 26 anos da Aprilia chegou à frente do francês Johann Zarco (Honda LCR), consolidando sua surpreendente vitória na França há duas semanas, com o líder do campeonato, Marc Márquez (Ducati), conquistando o terceiro lugar por pouco.
Márquez amplia sua vantagem na classificação sobre seu irmão mais novo, Alex. Ele subiu para com 196 pontos, mesmo depois de queda, muitos problemas e pódio em Silverstone. Álex Márquez foi discreto na prova principal depois de vencer a sprint, seguindo na vice-liderança, agora com 24 pontos a menos.
Após novo abandono, Francesco Bagnaia aparece na terceira posição, com 124 pontos, à frente de Franco Morbidelli (98). Com novo pódio conquistado, Johann Zarco chegou a 97 tentos obtidos em 2025 e ocupa o quinto lugar, seguido por Fabio Di Giannantonio (87).
A MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de junho, com o GP de Aragão, na Espanha, para a 8ª etapa da temporada 2025