Eles foram eleitos em pleito realizado na segunda-feira (4) e tomam posse em janeiro. O empresário Paulo Skaf foi eleito presidente da Fiesp pela quinta vez
Divulgação
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) realizou na segunda (4) seu processo eleitoral para o mandato de 2026 a 2029 nas 42 diretorias da entidade. O mandato começará em 1º de janeiro de 2026 e vai até 31 de dezembro de 2029.
Na Diretoria Regional do Ciesp em Rio Claro, a chapa encabeçada por Mauricio Silveira Pedreira como diretor-titular e seus vices, Márcia Cesira Mackey de Melo e Reginaldo Alécio de Souza, foi eleita com o maior número de votos em todo o estado, o que demonstra a força e a representatividade da indústria regional.
Ele irá assumir o posto antes ocupado por Anselmo Ariza Quinelato, que assumiu em 2022. Mauricio Pedreira compunha a diretoria como 1º vice-diretor e agora passará a ser o diretor-titular da regional.
Diretoria estadual
Em um pleito tranquilo, que envolveu as 42 diretorias da entidade, que conta com cerca de oito mil empresas associadas em todo o território paulista, o atual presidente, Rafael Cervone, foi reeleito para comandar o Ciesp por mais quatro anos. Ele também se elegeu novamente como primeiro vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Cervone e os dirigentes eleitos na segunda-feira (4) cumprirão seu mandato em um momento histórico, quando o Ciesp completará seu primeiro centenário, em 28 de março de 2028. A nova gestão começará em janeiro do ano que vem.
“Estar na presidência do Ciesp em um momento tão crucial, rumo ao nosso centenário, é uma honra e uma grande responsabilidade. Acredito que minha reeleição representa a continuidade de um trabalho focado na inovação e na defesa intransigente dos interesses da indústria, garantindo que a entidade chegue aos 100 anos mais forte e representativa do que nunca”, disse Cervone.
No presente mandato, o Ciesp ampliou significativamente sua atuação em prol da indústria paulista, com iniciativas voltadas à modernização, à sustentabilidade, à articulação institucional e ao fortalecimento do ambiente de negócios. Em 2024, por exemplo, ocorreu a expansão da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp, que ganhou novos polos regionais em várias cidades do estado, incluindo Rio Claro.
Com perfil experiente no gerenciamento de conflitos e na busca por consenso, Cervone também faz parte hoje de órgãos internacionais como a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), OIT (Organização Internacional do Trabalho) e B20 (cúpula empresarial do G20 que reúne as principais associações empresariais do mundo).
A chapa de Cervone na presente eleição também conta com Francesconi Júnior (1º vice-presidente) e aumenta a representatividade de Rio Claro na esfera estadual. Fazem parte da chapa eleita os empresários Anselmo Quinelato, Assed Bitar Filho, Sergio Marola, Benjamim Ferreira e José Tadeu Leme.
Paulo Skaf volta à Fiesp
Na segunda-feira (4) também ocorreu a eleição na Fiesp e o empresário Paulo Skaf foi eleito presidente da entidade pela quinta vez. Skaf disputou em chapa única e recebeu 99% dos votos válidos. Ele substituirá Josué Gomes, que assumiu em 2022.
Foto: Divulgação/Ciesp