A unidade mais antiga do Brasil celebra seu aniversário nesta sexta (3), mantendo o compromisso de acolher e preparar a juventude rio-clarense desde 1961
Redação DRC
A Guarda Mirim de Rio Claro comemora nesta sexta-feira (3) seus 64 anos de fundação. Reconhecida como a mais antiga do Brasil, a unidade celebra mais de seis décadas dedicadas à formação e inserção social de adolescentes.
Sua origem remonta a meados de 1961, quando um grupo de pessoas, liderado pelo então juiz de Direito da Comarca de Rio Claro, Luiz Gonzaga de Arruda Campos, uniu-se para buscar soluções para as famílias carentes da cidade, cujos filhos estavam vulneráveis ao fracasso escolar e à marginalidade. O foco inicial, nos primeiros anos, era a orientação no trânsito.

“O que começou de forma modesta, com orientação no trânsito, transformou-se em uma estrutura moderna, com salas de aula, quadra poliesportiva, piscina e academia, dedicada a formar cidadãos conscientes e profissionais capacitados”, destacou a direção da instituição.
Ao longo de sua trajetória, mais de 21 mil jovens já passaram pela Guarda Mirim. “Aqui, cada adolescente tem a chance de aprender valores como ética, disciplina, responsabilidade e cidadania. Mais do que preparar para o mercado de trabalho, preparamos para a vida”, afirmou a coordenação.

O impacto social é reconhecido em toda a cidade. Desde 2011, o dia 3 de outubro está no calendário oficial do município como o Dia da Guarda Mirim, por iniciativa do ex-vereador Sérgio Carnevale. A homenagem reforça a importância da instituição como um pilar de oportunidade e transformação social em Rio Claro.
“Apoiar e inspirar a juventude é investir em um futuro mais justo, consciente e solidário,” finaliza a instituição, que segue escrevendo novas histórias e transformando a vida dos jovens de Rio Claro.

Fotos: Divulgação