
Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Catar, 23ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, e agora é o vice-líder do mundial 2025.
O piloto da Red Bull aproveitou um erro da McLaren para vencer a corrida em Lusail. Oscar Piastri, que largou da pole, terminou na segunda posição. Carlos Sainz, da Williams, completou o pódio em terceiro.
A McLaren optou por manter sua dupla de pilotos na pista quando o safety car veio na volta 7, fruto de um incidente entre Nico Hulkenberg e Pierre Gasly. Todos os pilotos foram aos boxes para suas primeiros pit stops obrigatórios, exceto Norris e Piastri. Um erro que custou a vitória dos papayas no Catar.
Kimi Antonelli não conseguiu segurar os ataques de Norris no fim da corrida e cruzou a linhad e chegada na quinta posição, à frente do seu companheiro de equipe George Russell.
Gabriel Bortoleto teve um desempenho sólido no Catar e terminou em 13º. Foi um fim de semana tranquilo para o brasileiro, depois de duas corridas em que ele não completou – Brasil e Las Vegas.
Verstappen saiu do Catar com exatamente o que precisava: a vitória, pontos fortes e um impulso gigantesco na disputa pelo título. O triunfo veio não apenas pelo ritmo consistente da Red Bull, mas principalmente por um erro estratégico que a McLaren certamente revisitará por muito tempo. A equipe de Woking decidiu não chamar Oscar Piastri nem Lando Norris aos boxes quando o Safety Car apareceu na volta 7 — uma decisão que virou o eixo de toda a corrida.
Com o limite obrigatório de 25 voltas por jogo de pneus em Lusail, o Safety Car surgiu no momento ideal. Quase todo o grid correu para os boxes, incluindo Verstappen, que já havia ultrapassado Norris na largada e estava em posição perfeita para executar a estratégia.
Piastri ainda conseguiu salvar um sólido segundo lugar, mas jamais ameaçou Verstappen. Para Norris, o estrago foi maior. Além da estratégia equivocada, o britânico ainda danificou o assoalho em um erro na curva 14, resultado de uma sequência de voltas no limite. Voltou à pista em quinto e passou a perseguir Andrea Kimi Antonelli. Só conseguiu recuperar o quarto lugar quando o italiano da Mercedes errou na curva 10 no fim da prova.
Carlos Sainz segurou a pressão final, mesmo com dano no assoalho, e completou o pódio. George Russell, após um início ruim e atrasos nos boxes, terminou em sexto. Fernando Alonso, Charles Leclerc e Liam Lawson vieram na sequência.
A zona de pontos ainda mudou na última volta: Isack Hadjar, que fazia ótima corrida, sofreu um furo de pneu e acabou deixando o 10º lugar nas mãos de Yuki Tsunoda.
Piastri ainda conseguiu salvar um sólido segundo lugar, mas jamais ameaçou Verstappen. Para Norris, o estrago foi maior. Além da estratégia equivocada, o britânico ainda danificou o assoalho em um erro na curva 14, resultado de uma sequência de voltas no limite. Voltou à pista em quinto e passou a perseguir Andrea Kimi Antonelli. Só conseguiu recuperar o quarto lugar quando o italiano da Mercedes errou na curva 10 no fim da prova.
Carlos Sainz segurou a pressão final, mesmo com dano no assoalho, e completou o pódio. George Russell, após um início ruim e atrasos nos boxes, terminou em sexto. Fernando Alonso, Charles Leclerc e Liam Lawson vieram na sequência.
A zona de pontos ainda mudou na última volta: Isack Hadjar, que fazia ótima corrida, sofreu um furo de pneu e acabou deixando o 10º lugar nas mãos de Yuki Tsunoda.
Resultado:
1 Max Verstappen (Red Bull)
2 Oscar Piastri (McLaren)
3 Carlos Sainz (Williams)
4 Lando Norris (McLaren)
5 Kimi Antonelli (Mercedes)
6 George Russell (Mercedes)
7 Fernando Alonso (Aston Martin)
8 Charles Leclerc (Ferrari)
9 Liam Lawson (Racing Bulls)
10 Yuki Tsunoda (Red Bull)
11 Alex Albon (Williams)
12 Lewis Hamilton (Ferrari)
13 Gabriel Bortoleto (Sauber)
14 Franco Colapinto (Alpine)
15 Esteban Ocon (Haas)
16 Pierre Gasly (Alpine)
Não completaram: Lance Stroll (Aston Martin), Isack Hadjar (Racing Bulls), Ollie Bearman (Haas), Nico Hulkenberg (Sauber)









