Ação conjunta ocorre em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira e Piracicaba e tem como alvo esquema que utilizava imigrantes para transportar drogas no corpo
Leonardo Bauer
A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9) e do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (10º BAEP), deflagrou na manhã desta terça-feira (20), a partir das 6h, uma operação conjunta com a Polícia Federal em quatro municípios da região: Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira e Piracicaba.
A ofensiva é desdobramento de uma prisão realizada pelo 10º BAEP em janeiro de 2025, quando 15 cidadãos bolivianos foram detidos em Limeira por envolvimento com tráfico internacional de drogas. Na ocasião, as forças de segurança identificaram um esquema criminoso estruturado, no qual imigrantes eram aliciados para atuar como “mulas”, engolindo cápsulas de cocaína para transportar a droga em viagens clandestinas.
Segundo as investigações, cada pessoa recebia cerca de R$ 2 mil pelo serviço e era obrigada a ingerir ao menos 50 cápsulas do entorpecente. Em um dos casos, um dos envolvidos chegou a engolir mais de 120 invólucros com cocaína, colocando a própria vida em risco.
As apurações foram conduzidas pela Polícia Federal, com apoio do setor de inteligência e do efetivo operacional do 10º BAEP. A operação desta terça-feira tem como objetivo combater o crime organizado, com foco na repressão ao tráfico internacional de drogas.
Durante a ação, estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar em endereços previamente identificados e ligados aos investigados. O material apreendido deverá subsidiar novas etapas da investigação.
Em nota, as forças de segurança destacaram que a atuação integrada entre as instituições é fundamental para enfrentar organizações criminosas de forma qualificada, contribuindo para a preservação da ordem pública e para o aumento da sensação de segurança da população.









