O Diário TV Digital realizou nesta quinta-feira (3) a quarta e última entrevista com os candidatos a prefeito e vice-prefeito (a) de Rio Claro. Maria Angela Tavares de Lima conversou com Airton Moreira (Psol) e Nattany Ribeiro (Psol), ao vivo, e a íntegra da sabatina pode ser conferida no canal do Diário no YouTube: @diariodorioclaro1.
Indagados sobre as propostas para melhorar os atendimentos psiquiátrico e psicológico no município, Nattany observou que pensar em saúde mental é primeiro pensar no indivíduo e sua pluralidade. De acordo com ela, o município tem equipamentos e serviços, mas atualmente esses espaços enfrentam problemas, especialmente relativos à terceirização dos profissionais. “Essa área é complexa porque precisamos cuidar tanto da saúde mental do paciente quanto do profissional que o atende”, observa.
Para Airton Moreira, os profissionais do setor demandam por valorização, aumento das equipes e revisão das terceirizações. O candidato ressalta que o profissional sobrecarregado e perseguido também pode desenvolver problemas de saúde mental.
Valorização dos profissionais da educação
Airton afirma que o plano de governo da Federação Psol-Rede é aquele que mais valoriza a educação, a escola e toda a comunidade escolar. “Queremos que a escola volte a ser o principal equipamento público, o centro de todas as políticas públicas. Elas têm que passar pela escola que está presente no bairro, na comunidade e na periferia, e pode identificar as demandas que muitas vezes não chegam até a prefeitura”, comenta.
Para ele, é necessário garantir que a escola tenha a presença de todas as secretarias como turismo, lazer, esporte, cultura etc. Além disso, em sua visão, é preciso assegurar o pagamento integral do piso salarial da educação, valorizar a carreira do professor e combater a lógica das terceirizações.
Enchentes e alagamentos
Conforme Moreira, as obras que estão sendo feitas agora não vão resolver o problema das enchentes. “O que pode ajudar a diminuir a vazão é instituir uma política de drenagem do solo, ampliar as áreas verdes e captar a água da chuva para reuso”, disse o candidato sugerindo a criação do IPTU Verde que poderia oferecer incentivos ao munícipe para construção de cisternas e sistemas de captação de água da chuva.
“É preciso garantir mais drenagem do solo, que o conceito de cidade-esponja faça parte do plano de urbanização e do Plano Diretor, ter uma política de urbanização que não ocupe áreas de várzea e que consiga pensar em outros tipos de expansão urbana, além de proteger também os nossos recursos hídricos”, destacou o candidato.
Acesso a moradia
Para Airton Moreira, a meta é estabelecer parcerias com o governo federal. Segundo ele, a atual fez muito pouco na área de habitação e isso é preocupante porque Rio Claro possui um déficit habitacional de milhares de famílias.
“Pensamos em parceria com o governo federal porque hoje quem pensa em desenvolvimento de direitos sociais, especialmente de moradia, é o governo federal”, frisou Moreira pontuando a necessidade de que os condomínios mudem o conceito e planejem as moradias junto com os moradores visando atender as necessidades do futuro residente.
Fora isso, Airton ressaltou que existem outras políticas de habitação como o aluguel social, parceria da prefeitura com quem tem imóvel para locação. “Isso dá muito certo e revitaliza o município”.
Porque merecem o voto
Para Airton, a dupla merece o voto do eleitor porque tem um plano de governo de qualidade, construído de forma coletiva, honesta e transparente, que pensa no coletivo e não apenas no individual. “Não acho que merecemos o voto do rio-clarense apenas pela qualidade do plano de governo. Acho que a Nattany e eu merecemos a confiança do rio-clarense porque está na cara que representamos um outro rumo, um outro jeito, algo novo para a política rio-clarense”, disse.
Já Nattany pediu aos servidores que reflitam se realmente vale a pena “viver com base na troca de cargos”, sem respaldo para todo o coletivo de trabalhadores. Para ela, é preciso pensar no agora e também no futuro. “Não estamos pensando num plano individual de carreira e sim no coletivo. Para isso precisamos que cada voto depositado na urna mostre que você está insatisfeito e quer mudança”.
A entrevista de Airton Moreira e Nattany Ribeiro, na íntegra, pode ser assistida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=rOElAMi8Nks. Todas as sabatinas estão disponíveis pelo canal do Diário no YouTube: @diariodorioclaro1.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro