Ainda falta um jogo para o término da temporada, mas, o pesadelo acabou para o Santos FC. Nem mesmo a derrota para o CRB de Alagoas no último domingo (17), por 2×0, impediu que, ao apito final do árbitro, o gramado da Vila Belmiro fosse invadido para a festa dos jogadores, dirigentes e comissão técnica do Peixe.
Nas arquibancadas, houve também comemoração, embora mais comedida. Afinal, não é motivo de orgulho para o torcedor santista, acostumado a conquistas mais importantes, o título da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
A campanha do Santos demonstra a supremacia da equipe perante os adversários. Recheada de jogadores experientes como o zagueiro Gil, o meia Giuliano e o atacante William Bigode e comandada dentro das quatro linhas, desde a primeira rodada, pelo contestado Fábio Carille, o alvinegro praiano somou 68 pontos, até o momento, com 20 vitórias em 37 jogos disputados, marcou 56 gols e sofreu 30. Apesar da excelente campanha, a permanência de Carille não é confirmada pelo presidente Marcelo Teixeira.
Na 38ª, e última rodada, que será disputada no próximo domingo (24), o Santos visita o Sport Recife, às 18h30, no estádio da Ilha do Retiro. Com 63 pontos e em 4º. lugar na tabela de classificação, a equipe pernambucana precisa da vitória para garantir seu retorno à Série sem depender de outros resultados.
Definidos os quatro rebaixados
Com campanhas sofríveis durante todo o campeonato, as equipes da Ponte Preta, Ituano, Brusque e Guarani, foram rebaixadas e disputam a Série C do Brasileirão na próxima temporada.
Em busca do acesso
Na parte de cima da tabela do Brasileiro Série B, a disputa é grande pelo acesso. Mirassol e Novorizontino estão quase lá e dependem apenas de seus esforços para obterem a classificação. Ainda com chances de subirem à Série A estão as equipes do Sport, Ceará e Goiás.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rodrigo Corsi/ Agência Paulistão