Considerado uma das grandes revelações do kart, onde conquistou títulos dos principais campeonatos, Heitor Dall’Agnol Farias se prepara para dar um novo passo na carreira.
O jovem piloto de 15 anos, natural de Passo Fundo, é a nova contratação da TMG Racing para a temporada 2025 da BRB Fórmula 4 Brasil, modalidade credenciada pela FIA que ganha força no cenário automobilístico.
A equipe baseada em Americana e liderada por Filippe Forti, anunciou a chegada do gaúcho como um grande reforço ao time.
E a estreia de Heitor nos autódromos, na sequência da transição de uma jornada bem-sucedida no kartismo para os carros de monopostos, já tem data para acontecer e em grande estilo: dia 4 de maio, em Interlagos, na etapa inaugural da temporada 2025 da BRB Fórmula 4 Brasil.
Liderança nos primeiros treinos
Heitor vai defender o número #27 em seu carro, cujo primeiro contato com o monoposto aconteceu na quinta-feira (17) e não poderia ter sido de forma mais positiva: ele foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres realizadas pela F4 no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, como atividades preparatórias para a abertura da temporada.
Os dois treinos tiveram a participação de 13 pilotos e ambos foram liderados pelo gaúcho , mostrando sua rápida adaptação ao carro da Fórmula 4 em um desempenho bastante sólido. Para ele, foi sobretudo uma atividade “muito produtiva e de grande aprendizado”.
“Conseguimos obter bons resultados e vamos com tudo nessa temporada”, destacou o talentoso piloto em suas redes sociais nesta sexta-feira (19).
É com essa mesma confiança e determinação que ele se prepara para acelerar na categoria-escola promovida pela Vicar, comemorando a chance de seguir sua jornada nas pistas e fazer parte de um dos grids mais competitivos do automobilismo brasileiro.
“Entrar para a Fórmula 4 Brasil é muito especial para mim. É o início da minha carreira nos autódromos. Começar fazendo parte de uma categoria tão importante é muito bacana. Espero poder dar o meu melhor dentro do carro e obter os melhores resultados”, destacou o adolescente.
Filippe Forti também ressaltou o histórico vitorioso de Heitor na categoria de base, que é o kartismo, e destacou a confiança da equipe TMG Racing na capacidade do jovem piloto em brilhar logo no seu ano de estreia na BRB Fórmula 4.
“O Heitor é um piloto rookie e vem com uma expectativa muito grande para nós em razão dos títulos que conquistou no kartismo brasileiro e europeu. Ele foi terceiro colocado no Mundial de Kart, então, pela experiência que tem e pelos resultados que obteve, acreditamos que ele será uma das grandes revelações da temporada”, disse o chefe de equipe na operação para a Fórmula 4 brasileira.
“Esperamos que ele consiga entender como funciona o carro da Fórmula 4 o mais rápido possível, já que ele tem muita capacidade e bagagem, mesmo sendo jovem, e colocará isso em prática para obter bons resultados para a nossa TMG Racing”, complementou.
A temporada 2025 da BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA terá a etapa de abertura nos dia 3 e 4 maio no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em evento conjunto com a BRB Stock Car Pro Series, Stock Light e Turismo Nacional.
Confira o calendário completo da tempo:
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
3ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
4ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
5ª etapa: 9 de novembro, Interlagos (SP) preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1
6ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
7ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações
Heitor Dall’Agnol estreia na BRB Fórmula 4 Brasil pela TMG Racing (Divulgação)
Conheça a trajetória de Heitor Farias
Atualmente com 15 anos, Heitor Dall’Agnol Farias conquistou grandes resultados em sua trajetória no kart, onde começou com apenas 4 anos de idade.
De lá para cá, colecionou títulos importantes , entre eles o de bicampeão brasileiro de kart, além de ter feito história com um top-3 na Copa do Mundo da modalidade, no ano passado, na Inglaterra.
Nascido em 2009 em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Heitor iniciou sua jornada no mundo das corridas por incentivo de seu pai, Jacsandro (mais conhecido por Fifo) e pela mãe, Juliana.
Por ser ainda muito criança, não podia participar de campeonatos oficiais, então começou marcando presença apenas nas corridas não-oficiais.
Seu primeiro ano correndo oficialmente foi 2016, quando tirou sua habilitação de piloto e logo vieram os títulos de Campeão Gaúcho, Campeão Sul Brasileiro e Vice Campeão Paulista.
Para ter maiores oportunidades na carreira, Heitor passou a morar com seus tios, Celso e Cleide, durante dois anos dentro de um caminhão baú transformado em motorhome, o que lhe permitiu viajar pelo Brasil inteiro para disputar as competições.
Entre 2019 e 2021, passou a morar na Europa buscando experiência e aprendizado. Neste período, participou do Campeonato Mundial de Kart e do WSK Euro Series, além de aprimorar sua comunicação em outros idiomas.
Em setembro do ano passado, o piloto conquistou um lugar no pódio da Copa do Mundo de Kart OK N, na Inglaterra. Ele largou em 15º na corrida decisiva, enfrentou uma pista úmida e difícil e rapidamente chegou à terceira posição.