Segurança no trânsito – operações especiais nas portas das escolas em Piracicaba
Com o início do ano letivo, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), começou nesta semana a operação Volta às Aulas, com agentes de operação de trânsito e transportes orientando e fiscalizando o trânsito nas proximidades das escolas públicas e particulares, nos períodos de entrada e saída de alunos, tanto de manhã quanto à tarde.
Entre as unidades escolares que já receberam a operação estão o Colégio São Dimas, Escola de Educação Infantil Florescer, Colégio Dom Bosco Assunção e Colégio Adventista. “Com a volta das aulas, temos aumento de circulação de veículos nas vias em determinados horários, portanto, é de extrema importância a atenção redobrada e respeito às sinalizações no trânsito, tanto pedestres, sempre atravessando nas faixas, quanto motoristas e motociclistas, respeitando a velocidade.
Lembrando que próximo das escolas a velocidade máxima permitida é de até 30km/h. Desta forma, todos podemos evitar acidentes”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira. Ela disse, ainda, que, durante o período de recesso escolar, a Semuttran executou a manutenção das sinalizações no entorno das áreas escolares e que os motoristas de veículos de transporte escolar também devem obedecer às sinalizações, realizando o desembarque dos estudantes nas vagas regulamentadas e sem ocasionar fila dupla.
Empresário da região de Rio Claro é detido por suspeita de atuar o garimpo ilegal em Roraima
Um homem residente em Santa Bárbara d’Oeste foi preso na terça-feira dia 30 suspeito de atuar no garimpo ilegal em terras Yanomami, no estado de Roraima. Ele também é investigado por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O suspeito, que se diz empresário, foi preso na tarde de terça em um condomínio no Jardim Batagin.
A Justiça de Boa Vista emitiu o Mandado de Prisão Preventiva. Segundo a polícia, ele é suspeito por lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, extração ilegal de recursos minerais, exploração de recursos da união e por integrar organização criminosa e formação de quadrilha.
O homem seria natural de Americana e teria passado um tempo morando em propriedades em Roraima. Ele voltou ao interior de São Paulo há cerca de oito meses. A prisão foi feita pelas equipes do 10º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), e o empresário segue detido no 1º DP de Santa Bárbara. Ele passaria ainda ontem por audiência de custódia.
Crime ambiental: GCM de Piracicaba descobre despejo irregular de vinhaça em afluente do Rio Corumbataí
A Patrulha Rural da Guarda Civil constatou um despejo irregular de vinhaça, subproduto usado na produção de cana-de-açúcar, em um córrego afluente do Rio Corumbataí. O flagrante foi nesta terça-feira dia 29, mas o despejo estaria ocorrendo desde o dia 26 de janeiro. A descoberta ocorreu durante fiscalização de rotina feita pelas equipes da patrulha rural da GCM da cidade vizinha.
O volume de vinhaça era significativo, e segundo a corporação, acabou escorrendo para uma mata e depois chegou ao córrego que desemboca no manancial. O Rio Corumbataí é responsável por 90% do abastecimento de água em Piracicaba. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Polícia Civil foram acionadas e encaminhadas ao local.
A Polícia Civil informou que investiga o caso. “Guardas civis municipais realizavam patrulha no local dos fatos, quando perceberam uma coloração e cheiro estranho no Ribeirão. Após diligências, avistaram um talhão de cana aplicando fertilizantes com vinhaça, ocorrendo a saturação da substância no solo e escorrendo até o ribeirão”, afirma a nota oficial.