A Federação Paulista de Futebol divulgou os critérios para a disputa da Copa Paulista neste ano de 2025, que tem início programado para o dia 15 de junho. O Conselho Técnico deve ocorrer na segunda quinzena do mês de abril.
Conforme os anos anteriores, o campeão da edição de 2025 da Copa Paulista poderá optar por uma vaga na Série D do Brasileiro ou na Copa do Brasil da próxima temporada. A equipe vice-campeã ficará com a vaga remanescente.
De saída, as oito equipes melhores colocadas das Séries A1, A2, A3 e A4 de 2025 terão direito à vaga. Se algumas destas equipes desistir da disputa, a vaga será preenchida conforme a sequência de classificação.
As equipes que forem rebaixadas este ano da Série A4 para a Segunda Divisão (Sub-23) estarão impedidas de disputar a Copa Paulista em 2025.
O atual campeão da Copa Paulista é o Clube Atlético Monte Azul que derrotou na final do ano passado a equipe do Votuporanguense. Curiosamente, na mesma temporada, o time do Monte Azul foi rebaixado da Série A2 para a Série A3 do Paulistão.
Em 2024, o futebol profissional de Rio Claro foi representado unicamente pelo Rio Claro FC, uma vez que o Velo Clube optou por não disputar a competição devido às reformas e ampliação do estádio Benitão para a disputa da Série A1 do Paulistão. A campanha do Rio Claro FC na Copa Paulista 2024 não foi das melhores. Em 8 jogos disputados, o Azulão obteve 5 empates e 3 derrotas e foi eliminado logo na primeira fase em um grupo formado por Taquaritinga, XV de Piracicaba, União São João e Grêmio São-carlense.
Em relação à 2025 fica a expectativa quanto à participação ou não de Rio Claro e Velo Clube.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão