A audiência é aberta ao público e também será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube, a partir das 11 horas
Ednéia Silva
A Câmara Municipal de Rio Claro realiza nesta sexta-feira (19) a segunda audiência da Comissão Processante 02/2025, que apura denúncia contra o vereador Moisés (PL) por suposta conduta indevida durante fiscalização na UPA do Cervezão.
O parlamentar é acusado de ter invadido o quarto de uma paciente, cujo estado de saúde se agravou, resultando em óbito. A denúncia foi apresentada por Luísa Ceriani, filha da paciente. Na sexta-feira passada (12) prestaram depoimento as testemunhas de acusação, agora serão ouvidas as de defesa.
As testemunhas de defesa intimadas são: Helder Denzin Lennert, Silmara Daiana dos Santos Moisés, Andrea Cristina Algarve do Prado, Fabio Pereira de Souza, Tatiane Fernandes Tomé, Jhonathan Willian Dias de Lima, Patrícia de Paula Nodari, Heleno Rufino da Silva e Ana Lucia Apolinário de Souza de Brito.
Na primeira audiência, o advogado de defesa, Marcelo Diniz de Carvalho, buscou reforçar a prerrogativa de fiscalização dos vereadores, afirmando que a presença do parlamentar em unidades de saúde faz parte de suas atribuições.
Já a acusação, representada pelo advogado Filipe Brunelli Falcão, sustentou que o vereador extrapolou os limites de sua função ao adentrar áreas restritas e interferir na rotina médica, causando constrangimento a profissionais e risco aos pacientes.
Vale lembrar que essa é a segunda Comissão Processante realizada neste ano pela Câmara Municipal, que ainda rejeitou a abertura de uma terceira contra Rafael Andreeta (Republicanos). Três pedidos foram apresentados pelo ex-vereador Dalberto Christofoletti (PSD), que teve o mandato cassado pelo Legislativo no último dia 8, em processo oriundo de denúncia de Andreeta.
Os trabalhos na audiência de hoje serão conduzidos pelos integrantes da CP: Hernani Leonhardt (MDB), Adriano La Torre (relator) e Rafael Andreeta (membro). A sessão é aberta ao público e também será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube.
Foto: Divulgação/Câmara Municipal