A inovação tem se mostrado essencial para o sucesso de projetos da área tecnológica. Visando fomentar ainda mais essa cultura entre os profissionais e estudantes das engenharias, agronomia e geociências, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) firmou uma parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para a criação de um espaço inovador no campus de Rio Claro. A iniciativa foi formalizada em reunião com o diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp em Rio Claro, professor doutor Edson Denis Leonel.
O ambiente seguirá o modelo da rede CreaLab Coworking que, até o fim deste ano, terá ao todo 25 unidades em funcionamento, contou o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese. “É mais um espaço para o profissional, agora dentro de uma universidade, para promover a inovação e em continuidade aos coworkings que estamos criando no estado de São Paulo”, afirmou.
A diretora de Entidades de Classe, engenheira Lígia Marta Mackey, é rio-clarense e falou do diferencial que o futuro local terá em relação aos demais coworkings. “A Unesp tem empresas juniores de geologia, geografia e engenharia ambiental, que são ricas em conhecimento técnico e práticas da área tecnológica. Esse contexto vai agregar muito aos profissionais e à própria região”, disse a engenheira que foi eleita para o Crea-SP no mandato de 2024 a 2026 e, portanto, assumirá o desafio de viabilizar a novidade.
Doutor em Física, o professor Leonel destacou que a colaboração entre a autarquia e a instituição de ensino vem em um momento oportuno. “Tivemos a outorga, no ano passado, do credenciamento do centro de inovação de Rio Claro pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Esse novo espaço de inovação e empreendedorismo reforçará esse compromisso trará o profissional para perto da universidade e os estudantes para perto do conselho”, concluiu.
Foto: Divulgação