O deputado federal Mário Frias (PL) visitou Rio Claro nesta sexta-feira (20) e concedeu entrevista exclusiva ao programa Diário MA TV. O parlamentar incluiu o município em sua agenda política visando fortalecer os candidatos que apoia nas eleições municipais deste ano, e defender os ideais da direita.
Em conversa com Maria Angela Tavares de Lima e Renata Fonseca, Frias falou sobre o cenário político atual e outros assuntos. De acordo com ele, o cidadão brasileiro precisa se conscientizar sobre a importância de sua participação na política.
“Não tem espaço para o brasileiro não se envolver em política. Essa história de que não se em política como não se fala em futebol acabou. É preciso que o cidadão ocupe os espaços porque se não quiser falar de política, alguém que quer vai falar no seu lugar e tomar decisões que estão diretamente ligadas à sua vida”, afirmou o deputado.
Como exemplo, ele citou o caso da pandemia de Covid-19. “A experiência da pandemia é um exemplo disso. Fecha tudo e a economia a gente vê depois. Isso passou pela cabeça de quem tinha dinheiro no banco e podia ficar em casa. O presidente Jair Bolsonaro, de forma corajosa, disse que íamos matar as pessoas de fome porque não tinham condições de se sustentar. Eu, na secretaria, recebi mensagens de pessoas que queriam trabalhar e não podiam”, comentou Frias.
Diante disso, o deputado reforça a necessidade de participação popular na política. “O brasileiro precisa entender que a sua participação na política é fundamental. A política do brasileiro começa na sua rua, nas decisões que você toma no seu bairro, na sua casa, no seu município. Um vereador tem papel importantíssimo de fiscalizar, por isso é importante eleger um vereador que a gente confia. Não adianta a gente ficar entregando isso nas mãos dos outros. Da mesma forma os prefeitos, que são as pessoas que executam os recursos que vêm pra cidade”, avalia.
O parlamentar observou ainda que a mudança do futuro depende das decisões tomadas no presente. “Se a gente continuar entregando o futuro do nosso país nas mãos de pessoas conhecidas, de organização criminosa, como vamos mudar o Brasil? Você não vai mudar o futuro se não mudar o presente”.
De acordo com Frias, as pessoas que não falam de política por causa da sua religião correm o risco de, daqui a pouco, não conseguirem falar da religião por causa da política. “Ou a gente interfere na política ou a gente vai ter a política que a gente merece”.
Protesto de artistas
O deputado comentou sobre um caso controverso durante sua gestão à frente da Secretaria Especial de Cultura no governo Bolsonaro. Artistas protestaram contra mudanças nas regras para o financiamento de projetos culturais pela Lei Rouanet. Na época, o bordão “a mamata acabou” viralizou.
“O presidente Bolsonaro corta a mamata da qual eu participei com muita vontade e muita dedicação, e o inferno se levantou. Cadê os artistas pela Amazonia? O Pantanal está pegando fogo”, criticou. “Nossa luta é para preservar e respeitar os recursos dos impostos”, defendeu Frias, alegando que antes da lei o artista precisava se dedicar para mostrar a sua arte, com a lei paga-se por “qualquer coisa”.
Lockdown
Mário frias comentou a possibilidade de decretamento de um novo lockdown, dessa vez devido às queimadas e incêndios que assolam o país. Conforme ele, a situação é muito preocupante. Ele fez uma analogia com o caso de um pai que tem um filho doente e deve atravessar um rio de lava para salvar o filho. Cabe a ele tomar a decisão se quer ou não fazer a travessia e não um político qualquer. Do mesmo modo, em sua visão, cabe ao cidadão decidir se quer ou não se arriscar para ganhar o pão de cada dia de sua família. Para Frias, a pandemia foi um teste e ainda não acabou.
Arte x política
Mário frias também falou de seu início na vida política, sobre o que o fez trocar a TV pelo Congresso Nacional. Segundo ele, por 30 anos ele viveu calado e tudo mudou quando ele ajudou a eleger uma pessoa da qual gostava e que comungava com seus ideais. Como essa pessoa passou a ser criticada pelos artistas, ele resolver defendê-la em público. Da admiração nasceu sua amizade com Jair Bolsonaro.
No entanto, Frias não esquece suas raízes na arte, como galã recordista de cartas do programa Malhação da TV Globo. “Sou grato a Deus por tudo que aconteceu na minha vida e tenho um orgulho tremendo de todas as participações que fiz na Globo”, disse. Porém, segundo ele, não há comparação com sua vida política.
“A minha luta não é física, não estou defendo um político, o que estou querendo hoje é lutar pela liberdade do meu país. Não votem errado, não desperdicem seu voto e não o troque por tostões porque a sua vida e a vida dos seus filhos estão em jogo”, concluiu.
A entrevista do deputado federal Mário Frias, na íntegra, pode ser assistida pelo link https://www.youtube.com/live/NVtETaGuv6k
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro