Está chegando o grande dia da rainha do lar. O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, neste ano cai no dia 14. E as lojas já estão preparadas para receber os consumidores e ajuda-los em sua busca pelo presente ideal. Essa movimentação já é esperada pois o Dia das Mães é a segunda melhora data para o comércio em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal.
O cenário é positivo no varejo paulista. Levantamento da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) projeta crescimento de 3% nas vendas no mês de maio, mas esse índice varia conforme o segmento. Os setores mais beneficiados pelo Dia das Mães são o de vestuário, cosméticos, eletrônicos, joias, artigos para casa e decoração. Os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%).
A intenção de consumo é grande. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. Conforme a CNDL, “a expectativa é de que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços”.
A previsão é de que os filhos gastem uma média de R$ 258,00 na compra do presente. “O Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre, por isso o varejo aguarda com muita expectativa a movimentação no comércio. Sabemos do momento delicado economicamente das famílias, com a renda baixa e os juros altos. É o momento de as lojas investirem em promoções e opções de presentes mais baratos. O consumidor está atento aos preços, mas não deverá deixar passar a data em branco”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Em Rio Claro, as lojas expõem sugestões de presentes nas vitrines e também no interior dos estabelecimentos. Há itens para todos os gostos e bolsos, desde a lembrancinha até os produtos mais caros e sofisticados. Desse modo, a data não passa em branco.
Além disso, os consumidores que comprarem no comércio local ainda concorrem a prêmios. A Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro) realiza a campanha “Amor Premiado” com sorteio de geladeira, fogão, lavadora de roupas, fritadeira e micro-ondas. A cada R$ 50,00 ou seus múltiplos em compras nas lojas participantes o cliente ganha um QR Code para concorrer. As compras podem ser feitas até 15 de maio e o sorteio será realizado no dia 19 de maio.
O Shopping Rio Claro também realiza campanha do Dia das Mães em conjunto com o Dia dos Namorados, denominada “Meus dois amores”. A cada R$ 200,00 em compras nas lojas e quiosques participantes da promoção o consumidor terá direito a um cupom para concorrer ao sorteio. A campanha acontece até 12 de junho e vai sortear um carro 0Km no dia 15 de junho pela loteria federal.
Por Redação DRC / Foto: Mart Production/Pexels