Programa recebeu Denise Irikura, Ciça Rodini e Adriano Scooby Brazolin, além da vice-prefeita Maria do Carmo e do presidente da Acirc, Nilson Nicoletti, para falar sobre negócios, política social e desenvolvimento local
Ednéia Silva
O programa Diário de Manhã desta quinta-feira (18) reuniu grandes nomes do empresariado e da política social de Rio Claro. De um lado, os empresários Denise Irikura, Ciça Rodini e Adriano Scooby Brazolin compartilharam experiências de expansão e inovação.
De outro, a vice-prefeita Maria do Carmo e o presidente da Acirc, Nilson Nicoletti, destacaram a força feminina na política, tema discutido no 1º Encontro de Mulheres Católicas na Política Social da Região Metropolitana de Piracicaba realizado na terça-feira (16), e os avanços da Cadeira Produtiva Local (CPL).
Para Nicoletti, a resiliência das mulheres inspira a comunidade. “Maria foi exemplo de grande liderança e resiliência. Juntar religião, social e política ajuda o município”, disse o presidente, destacando estar aberto para apoiar projetos e eventos de outras religiões. Sobre a CPL, ele frisou a importância de fortalecer o comércio e a indústria loca. “O corporativismo traz renda e desenvolvimento para Rio Claro. Estamos de portas abertas para fomentar projetos e iniciativas na cidade”, afirmou.

Vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme e Nilson Nicoletti, presidente da ACIRC
A vice-prefeita reforçou a importância da participação feminina. “Toda mulher que quer um cargo político precisa começar. Esse encontro foi o início, precisamos ter fortalecimento, posição e parcerias. Quando você dá oportunidade, seja para mulher ou homem, a pessoa consegue”, disse Maria do Carmo. Ela anunciou ainda o avanço da CPL da Gastronomia, que prevê um festival em 2026 no Jardim Público, além de iniciativas para as áreas do samba, corte e costura e outros segmentos.
Nicoletti acrescentou que o objetivo é criar um prato típico de Rio Claro e fortalecer o turismo. “Toda a cadeia comercial estará nesse projeto para atrair pessoas, gerar negócios e desenvolvimento. É um trabalho de muitas mãos”, ressaltou.
Tradição e inovação nos negócios
Na mesa empresarial, Denise Irikura destacou que expandir exige mais do que números. “Abrir uma nova loja não é só questão financeira, é questão de feeling. Quis fortalecer a minha marca, porque quando você fortalece, o valor financeiro também muda”, explicou a empresária da tradicional Ótica Irikura, com 47 anos de história, e duas lojas em Rio Claro.

Denise Irikura, da Ótica Irikura, e Maria Angela Tavares de Lima
Ciça Rodini, sócia-proprietária Casa Timoni, lembrou os 130 anos de sua loja em 2025. “A gente foi ampliando espaço físico, agregando serviços e produtos, mas sem abandonar a tradição familiar. A pandemia nos obrigou a trabalhar o digital na raça, e agora estamos avançando nessa área”, contou. A loja tem filial em Araras aberta em 1982.
Já Adriano Scooby Brazolin, proprietário da Scooby Tec – Celulares, enfatizou o equilíbrio entre análise e intuição. “Com pesquisa e números na mão é possível identificar o momento certo de ampliar os negócios. O cliente procura agilidade e solução, e é isso que buscamos oferecer”, afirmou o empresário, que atua em Rio Claro (2 lojas) e Limeira.

Ciça Rodini, da Casa Timoni, e Adriano Scooby Brazolin, Scooby Tec – Celulares
As entrevistas completas podem ser assistidas pelo link https://www.youtube.com/watch?v=kXz90odhi5s ou pelo QR Code nesta página. O programa Diário de Manhã vai ao ar de segunda a sexta, às 8h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Jornal Diário.
QR Code