Neste domingo, 27, Raquel Stein e Christina Xavier partem a bordo do UTV #387 da equipe FIA Girls on Track Brasil para a primeira etapa do Sertões 2025, na categoria SSV CBA. De Goiânia a Unaí, em Minas Gerais, rodarão 536 km, dos quais 283 km serão cronometrados. E estão animadas.
Como também está Bia Figueiredo, comandante da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da FIA GOT BR (FIA Girls on Track Brasil), que acompanha o time feminino na capital goiana até a partida da caravana do Sertões, neste domingo, junto com a engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e do FIA GOT BR.
“A Equipe FIA GOT BR resulta da união de competências de duas grande equipes: a MSL Motorsports, que tem o carro, patrocina a pilota e colabora na mecânica, e da RMattheis Off Road, que contribui com a Camila Mattheis chefiando nossa equipe, com a logística do nosso time, e com os dois meses de treinamento da estagiária Bárbara Sanglard para atuar como nossa engenheira. É nossa estreia em rally e a integração entre todos está sendo maravilhosa. Nosso objetivo é chegarmos ao fim do Sertões competindo. E nossa expectativa continua ótima”, diz Bia, presidente da CFA, criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA.
Goiás/MG – “Eu acho que a primeira etapa vai ser uma prova rápida, bem veloz. Minha expectativa é boa, eu adoro andar em Minas. A saída de Goiânia também é uma maravilha de roteiro”, diz a navegadora Christina Xavier.
“Rally é um dia de cada vez. Neste domingo é que começa de verdade, com a primeira especial. Tenho boa expectativa para conseguirmos evoluir. Estou muito feliz por pilotar pela primeira vez no Sertões e com essa equipe feminina. Vamos acelerar muito!”, comenta a pilota Raquel Stein.
Ela se refere à posição de largada, no fim do grid, por conta de vazamento de combustível que encerrou a participação do #387 no prólogo, que define as posições de partida, a um quilômetro do fim da volta única pelo circuito de 5,67 km no município goiano de Senador Canedo, no sábado, 26.
Camila Mattheis, chefe da Equipe FIA Girls on Track Brasil, explica: “A Raquel e a Chris estavam indo superbem, já chegando no carro da frente, mas aí teve essa ocorrência do vazamento de combustível que colocou o UTV em modo de segurança. Estamos trabalhando para deixá-lo prontinho para a primeira etapa, neste domingo”.
A 1ª etapa – Considerada bem técnica, a primeira etapa começa com um deslocamento curto, de 26 km, e a especial (trecho cronometrado) passa por estradas vicinais de piso duro entre pequenas fazendas, com muitas curvas. Pilotos e navegadores devem ser muito exigidos já nos primeiros quilômetros, avaliam experts em rally.
Patrocínio – A participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões 2025 tem o patrocínio da CBA, do BRB, da Porto, da Atvos, da Volda e da ODD. A pilota Raquel Stein corre com patrocínio da Castrol, da MSL Motorsports, da Polaris, da Sparco, do Sertões e da Leatt. A equipe corre com UTV Polaris e usa etanol da Atvos.
Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil.
Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; os três primeiros dos cinco Estágios em Motorsports: na Porsche Cup, na Stock Car e na Endurance Brasil; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes no WEC; e a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, no WEC. Em julho, foi iniciado o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, só para mulheres de todas as idades, em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV) da CBA. E no dia 26 a Equipe FIA Girls on Track Brasil estreou no Sertões, maior rally off-road das Américas.
Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E; Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission.