
Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de Las Vegas, da Fórmula 1, na madrugada deste domingo, enquanto os pilotos da McLaren, Lando Norris (que chegou em segundo) e Oscar Piastri (que pontuou em quarto), foram desclassificados cinco horas após o final da corrida e perderam as pontuações. George Russell, da Mercedes, concluiu a corrida em terceiro lugar, mas ficou com a segunda colocação e, com a medida, Kimmi Antonelli herdou a terceira posição.
Já o brasileiro Gabriel Borboleto, da Sauber, bateu no carro de Lance Stroll e ambos abandonaram a prova ainda na largada. Além disso, o brasileiro da Sauber vai para a próxima etapa no Catar com penalidade de 5 posições no grid pelo incidente.
Inspeção apontou irregularidades
Após o final da corrida, a Fórmula 1 anunciou as desclassificações dos pilotos da McLaren. Foi feita uma inspeção em ambos os carros pouco depois da prova e identificado um desgaste na prancha do assoalho de ambos os carros da equipe, acima do permitido por regulamento. A placa estava com espessura inferior a 9 mm, o mínimo exigido.
Com isso, Lando perdeu os 18 pontos que havia conquistado neste domingo, mesma situação de Piatri, que teria mais 12.
Logo após a premiação, o carro de Norris foi escolhido para a inspeção aleatória de rotina da FIA. Muitos imaginaram que a verificação estivesse relacionada ao problema de combustível enfrentado pelo britânico no fim da corrida.
No entanto, um documento posteriormente divulgado revelou que tanto o carro de Norris quanto o de Piastri estavam fora das especificações.
Com isso, a briga pelo título fica ainda mais acirrada. A consequência imediata é uma mudança significativa na tabela do Mundial de Pilotos. Norris, que deveria deixar Las Vegas com 408 pontos voltou aos 390; e Oscar Piastri que subiria para 378 regrediu também para os 366 pontos e agora tem a mesma pontuação que Verstappen.
O australiano leva a vantagem no desempate por ter vencido sete corridas nesta temporada, em comparação com as seis do piloto da Red Bull. Mas o tetracampeão ganha um “gás a mais” em busca do título e agora está apenas a 24 pontos do líder Lando Norris.
A Fórmula 1 retorna já no próximo final de semana, com o GP do Catar. A etapa terá sprint no sábado e a corrida principal no domingo, dia 30 de novembro. Ao todo, 33 pontos estarão em jogo.
Resultado final do GP de Las Vegas:
1. Max Verstappen
2. George Russell
3. Kimi Antonelli
4. Charles Leclerc
5. Carlos Sainz
6. Isack Hadjar
7. Nico Hulkenberg
8. Lewis Hamilton
9. Esteban Ocon
10. Oliver Bearman
11. Fernando Alonso
12. Yuki Tsunoda
13. Pierre Gasly
14. Liam Lawson
15. Franco Colapinto
Desclassificados: Norris, Piastri
Não concluíram: Albon, Bortoleto, Stroll













