A Guarda Civil Municipal acaba de lançar uma importante iniciativa de segurança comunitária: o ‘Grupo de Vizinhança Solidária’ na região central do município. O programa tem como objetivo aproximar comerciantes, moradores e a GCM, promovendo um ambiente mais seguro e colaborativo para todos.
Em parceria com os comerciantes e moradores, por meio de um grupo no aplicativo WhatsApp, a população da área central agora pode comunicar ocorrências, compartilhar informações relevantes e receber alertas de segurança em tempo real. A GCM estará diretamente integrada ao grupo, permitindo uma resposta rápida e eficiente a possíveis incidentes, além de promover um contato mais próximo com a comunidade.
Além de aumentar a sensação de segurança, o novo grupo fortalece os laços entre vizinhos e gera um ambiente de cooperação mútua, explica o comandante da GCM Rodrigo Servidoni.
“Agora, estamos mais atentos e conectados. Qualquer movimento suspeito ou necessidade de auxílio, seja ela no período diurno ou até mesmo quando o comércio encontra-se fechado durante a noite e feriados, os proprietários e funcionários das lojas poderão reportar rapidamente, com informações, fotos e vídeos, todo sinistro ou atividade suspeita, para que possamos direcionar uma equipe de guardas para o atendimento mais rápido e preciso”.
Além disso, a população em geral também se beneficia do programa. A iniciativa busca reduzir crimes como furtos e vandalismo em prédios e parques públicos, além de criar um canal direto de comunicação com a GCM, onde todos podem contribuir para a segurança coletiva.
O programa faz parte de uma série de medidas voltadas para a integração da Guarda com a sociedade. “Nosso objetivo é garantir que a população sinta-se segura e confiante, sabendo que estamos atuando de forma proativa e preventiva”, salientou Servidoni.
Outro grupo também foi criado com comerciantes e funcionários do Terminal Rodoviário e a expectativa é de que outros bairros e centros comerciais também adotem o modelo, expandindo a rede de vizinhança solidária para todo o município.
“Lembrando que desde o mês de abril, quando iniciei como comandante da GCM, várias medidas foram tomadas no sentido de aumentar a sensação de segurança para a população rio-clarense, como o aumento dos patrulhamentos motorizados na área central, o patrulhamento a pé no Terminal Urbano (Estação), o retorno da Patrulha Escolar, a instalação de uma base fixa que funciona 24 horas por dia no Terminal Rodoviário, o retorno do Grupamento Ciclístico e a intensificação da fiscalização das Patrulhas Ambiental e de proteção animal, bem como as de trânsito executadas pelo GAM com vistas a motocicletas adulteradas e veículos com som alto”.
Ainda, de acordo com o comandante da corporação, as medidas trouxeram rapidamente, uma significativa diminuição nos índices criminais, e culminaram com a prisão de mais de 40 pessoas apreensão de 4 armas de fogo e recolha de dezenas de veículos irregulares e produtos de furto/roubo.
Os comerciantes e moradores da área central do município que quiserem aderir ao grupo, devem procurar a Secretaria da Guarda Civil Municipal de segunda a sexta-feira nos horários das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30 para preencherem uma ficha com os dados necessários para a inclusão.
Foto: GCM