Uma tragédia marcou o domingo de Dia das Mães em Rio Claro. Um jovem de apenas 26 anos morreu afogado na divisa do município com a vizinha Ipeúna. Bruno Vinícios Finêncio teria se afogado no Rio Cabeça, afluente do Rio Corumbataí, na SP 191 com Rodovia Irineu Penteado.
O caso teria acontecido à tarde, e a Polícia Militar foi chamada via Copom para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Estádio, onde já estava o corpo do rapaz.
Na UPA, a equipe médica disse aos policiais que bombeiros levaram o rapaz até lá, mas que ele teria ficado submerso por mais de 20 minutos, sob pedras do rio. Ele já chegou à UPA sem sinais vitais.
O calor dos últimos dias, totalmente atípico para esta época do ano, pode estar estimulando pessoas a procurar locais como rios, lagos, lagoas e tanques para se refrescar. Represas também costumam ser muito procuradas.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo tem orientações claras e simples para prevenir esse tipo de tragédia.
Por exemplo, crianças devem ser incentivadas a aprender a flutuar (boiar) já a partir de um ano e a nadar a partir dos quatro. Nunca se deve descuidar dos pequenos. Em relação a jovens, adultos, pessoas de todas as idades, o órgão orienta a nunca nadar sozinho, evitar mergulhar em locais em que se desconhece profundidade, preferir sempre águas rasas e nunca superestimar a própria capacidade de nadar.
Cuidados em rios, cavas, lagos e tanques:
1. Não entre em rios de corredeira para atividades de banho ou natação, é muito perigoso.
2. Se entrar em represas, lagos, açudes, remanso de rio use coletes salva-vidas homologado e de tamanho adequado.
3. Em embarcações recomenda-se o uso de colete salva-vidas, homologado e do tamanho certo.
Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo / Foto: Reprodução/Redes sociais