O acidente foi registrado na quinta-feira (11), no bairro Jardim das Nações, e deixou o menino Miguell Chaves de Oliveira, de apenas 9 anos, com o pescoço cortado e perdendo muito sangue. Ele foi atingido por uma linha de cerol. Um desespero para toda família que teve que agir rápido para socorrer o garoto. “Ele estava andando de bicicleta, quando sentiu o pescoço queimar, disse que era como se alguém tivesse enforcando ele. Aí ele caiu da bicicleta e veio até onde eu estava. Meu filho estava todo lavado de sangue, foi quando nós corremos ao encontro dele. Meu marido tirou a camiseta enrolou no pescoço dele aí fomos para o hospital”, relatou a mãe Jéssica Chaves Pinheiro, ao Diário do Rio Claro.
![](http://j1diario.com.br/wp-content/uploads/2020/06/103594045_260860682000430_6214271920088556077_n.jpg)
O menino correu risco de morte e precisou passar por cirurgia. “No dia, até fazer a cirurgia, os médicos não sabiam se tinha atingido a artéria e nem a profundidade. Ele passou por cirurgia e foi para UTI. Passamos um filme de terror, um desespero total ver um filho como eu vi e não poder fazer nada, não poder trocar de lugar com ele. Estar a caminho do hospital vendo toda perda de sangue e não ter certeza de que íamos chegar a tempo”, relatou.
O menino precisou levar 11 pontos no pescoço e cinco no ombro. Após ficar internado em recuperação, recebeu alta no sábado (13). “Os médicos disseram que não corre mais risco. Ele está se recuperando bem com a graça de Deus, mas fica o trauma”, disse a mãe.
ALERTA
![](http://j1diario.com.br/wp-content/uploads/2020/06/acidente-linha-cerol.jpg)
Sensibilizada em alertar dos riscos, Jéssica fez o apelo. “As fotos são impactantes, mas pensei que tenho o dever de tentar proteger nossas crianças e conscientizar a população. Vamos incentivar nossos filhos a brincar de pipa, sim, mas da forma correta para que seja uma diversão sadia não um trágico acidente, como meu filho passou”, pediu.
Outros casos
No dia 31 de maio um menino de apenas 4 anos de idade morreu, após ser atingido por linha de cerol, na cidade de Tiradentes, Zona Leste de São Paulo. O garoto estava de bicicleta em frente à sua casa quando foi atingido.
APREENSÕES
![](http://j1diario.com.br/wp-content/uploads/2020/06/acidente-cerol-ok.jpg)
A Secretaria de Segurança de Rio Claro por meio de equipes da Guarda Civil realiza operações para apreender este tipo de material. Segundo o órgão, somente no último fim de semana foram seis apreensões, totalizando 13 neste ano. Novas ações estão programadas para coibir o uso do material.
De acordo com a Guarda Municipal, a fiscalização está de olho em campeonatos de pipa realizados de forma irregular. Caso seja flagrado, o organizador será responsabilizado. As denúncias podem ser feitas pelo disque da Guarda Municipal – 153.
CRIME
![](http://j1diario.com.br/wp-content/uploads/2020/06/acidente-cerol.jpg)
A brincadeira de empinar pipas deixa de ser inofensiva com uso da linha de cerol, que por sinal é proibida no país. Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes e os pais serão responsabilizados, para todos os efeitos. Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso.
Fotos: Divulgação