E. Cortez
Heitor Dall´Agnol: fenômeno do automobilismo ganha destaque
Já considerado um fenômeno do automobilismo brasileiro, o piloto Heitor Dall’Agnol Farias, que este ano fez sua estreia na Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, volta a se destacar, desta vez em reportagem especial levada ao ar pela RBS RS, a mais antiga afiliada da Rede Globo, sediada em Porto Alegre.
Com o título “Gaúcho nas pistas: Heitor trocou o kart pela fórmula 4 em 2025”, a reportagem conta a trajetória do jovem piloto de 15 anos, iniciado no kartismo quando tinha apenas 6, saindo de uma cidade natal de Passo Fundo para morar em um ônibus adaptado, que ficou estacionado próximo ao kartódromo da Granja Viana, em São Paulo, e lhe permitiu a melhor localização para participar das corridas pelo Brasil.
Desde então, Heitor conquistou inúmeros títulos, entre eles o de bicampeão brasileiro de kart e da Copa Brasil, campeão sul-americano, tetracampeão sul-brasileiro e terceiro colocado na Copa do Mundo de Kart na classe OK N em 2024.
“São cerca de 300 troféus em mais de 500 corridas de kart, destaca o pai de Heitor, Jacsandro Farias, o Fifo, que afirma já estar preparando uma nova sala, agora para comportar a nova safra de troféus que virão das conquistas no monoposto.
Sobre a estreia na Fórmula 4 Brasil, o piloto destaca a importância da experiência e, embora diga que ainda não esteja totalmente familiarizado com o monoposto, por ser maior que o kart, ele ressalta a fácil adaptação.
“Consegui me adaptar muito rapidamente e impressionar a todos logo de cara, com um resultado incrível, fazendo história na categoria com a maior escalada que já ocorreu”, ressalta.
Ele se refere à etapa de abertura da temporada da F4 Brasil, no início de maio em Interlagos. O piloto da equipe TMG Racing completou o final de semana de corridas com três top-5 em sua primeira etapa nos monopostos, incluindo um segundo lugar, após largar do final do grid e escalar o pelotão.
Heitor acabou a corrida em P2, mas recentemente foi declarado vencedor da prova e agora lidera o campeonato.
A mudança veio na esteira do julgamento de um recurso no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) do Automobilismo com Ciro Sobral (TMG Racing), por intermédio de seu pai, contestando uma não-punição a Ethan Nobels (Cavaleiro Sports) após incidente entre os dois na prova. Nobels seguiu na pista, assumiu a liderança e cruzou a linha de chegada na frente, seguido por Dall’Agnol.
Quando restavam 11min50s para o fim da corrida, houve o toque na saída do S do Senna, com prejuízo maior para Ciro, que rodou na área de escape, enquanto Nobels seguiu na pista, assumiu a primeira colocação e venceu lá na conclusão da etapa paulistana. Naquele domingo, os comissários desportivos julgaram improcedente a reclamação de Sobral e mantiveram a vitória para Ethan em Interlagos.
Contudo, após recurso impetrado junto ao STJD, a reclamação desportiva contra Ethan Nobels foi considerada procedente, de modo que o piloto nascido em Bruxelas foi punido com o acréscimo de 20s no seu tempo final de corrida na forma do artigo 138.3 do Código Desportivo do Automobilismo.
“Isso só me deu mais segurança e confiança para as corridas”, diz o gaúcho, que comemorou assim seu primeiro triunfo na BRB Fórmula 4 Brasil.
“Quando jogaram ele para o último lugar no grid, nós não nos preocupamos, pois sabíamos do potencial dele em largar em último e ganhar a corrida. Ele é único no Brasil; até hoje não vi nenhum piloto fazer isso”, destaca Fifo.
“Foi uma corrida incrível, com a maior escalada da história da categoria. É gratificante ver que nosso trabalho junto da equipe deu certo, pois mostra o meu potencial e o quanto eu vou conseguir evoluir em monopostos”, concluiu o piloto, que conta com o apoio do Bradesco.
Campeonato
Em termos de campeonato, a tabela apresenta uma mudança significativa. Dall’Agnol é o novo líder da temporada e soma 44 pontos, dez a mais que um dos seus companheiros de equipe, o também ‘rookie’ Pietro Mesquita, enquanto Murilo Rocha (Starrett Bassani F4), vencedor da Corrida 2 em Interlagos, aparece agora em terceiro lugar, com 31 tentos. Ciro Sobral é o quarto, empatado com Murilo, enquanto Ethan Nobels caiu para quinto, com 27. Na pontuação por equipes, a TMG Racing lidera com 100 pontos, contra 70 da Cavaleiro Sports e 51 da Starrett Bassani F4.
A 2ª Etapa da F4 Brasil acontece nos dias 19 e 20 de julho, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu.
Reportagem na Globo de Porto Alegre destaca talento do piloto Heitor Dall’Agnol, que estreou este ano na F4 Brasil e lidera o campeonato (Reprodução)
F1 de volta para o Grande Prêmio da Áustria; veja os horários
Depois do agitado Grande Prêmio do Canadá, a maior categoria do automobilismo mundial retorna neste final de semana, entre os dias 27, 28 e 29 de junho, para o Grande Prêmio da Áustria, casa da Red Bull Racing, vencedora de quatro das últimas sete edições disputadas na pista. Todas com Max Verstappen, em 2018, 2019, 2021 e 2023.
E por falar em Verstappen, as expectativas deste fim de semana giram novamente em torno da possível suspensão do piloto. Com 11 pontos na superlicença, o tetracampeão terá que enfrentar mais uma etapa com a corda no pescoço.
Caso tome mais um ponto, será suspenso do GP seguinte, em Silverstone. Mas, para o alívio do holandês, na segunda após o GP da Áustria, dois tentos caducam.
No Mundial de Pilotos, Oscar Piastri segue na liderança com 198 pontos, contra 176 de seu companheiro de McLaren, Lando Norris, que viu o rival se afastar na frente após o abandono em Montreal. Max Verstappen é o terceiro, com 155. George Russell é o quarto, com 136, enquanto Charles Leclerc completa o top 5, com 104.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto é o 19º colocado, ainda buscando seus primeiros pontos no ano de estreia na categoria.
No Mundial de Construtores, a McLaren segue nadando de braçada. O time de Woking tem 374 pontos contra 199 da Mercedes. A Ferrari vem em terceiro com 182, enquanto a Red Bull tem 162. A Williams fecha o top 5 com 55.
Confira os horários e onde assistir ao Grande Prêmio da Áustria:
Sexta-feira 27/06
Treino Livre 1: 8h30 (Bandsports / F1TV Pro)
Treino Livre 2: 12h (Bandsports / F1TV Pro)
Sábado 28/06
Treino Livre 3: 7h30 (Bandsports / F1TV Pro)
Classificação: 11h (Band / Bandsports / F1TV Pro)
Domingo 29/06
Corrida: 10h (Band / F1TV Pro)
F1 desembarca na Áustria para a 11ª etapa da temporada (Reprodução)
Fórmula 2 também tem etapa no Red Bull Ring
Acompanhando a F1 neste fim de semana no Red Bull Ring, a Fórmula 2 encerra a primeira metade da temporada 2025, com a sétima de 14 etapas.
Alex Dunne chega na liderança para esta etapa. São 87 pontos para o irlandês contra 84 de Richard Verschoor. Arvid Lindblad é o terceiro, com 79, enquanto Jak Crawford e Luke Browning completam o top 5, empatados com 73 cada.
Veja os horários:
Treino Livre – Sexta-feira – 06h05 (Bandsports / F1TV Pro)
Classificação – Sexta-feira – 10h55 (Bandsports / F1TV Pro)
Corrida 1 – Sábado – 09h15 (Bandsports / F1TV Pro)
Corrida 2 – Domingo – 05h00 (Bandsports / F1TV Pro)
F2 realiza etapa na Áustria (Divulgação)
Fórmula 3 também volta, com Rafa Câmara no grid
A Fórmula 3 também acompanha a categoria principal e entra na segunda metade da temporada 2025, com a sexta de dez etapas.
E o brasileiro Rafa Câmara segue firme e forte na liderança. O piloto da Academia da Ferrari tem 105 pontos, 26 a mais que o rival mais próximo, Nikola Tsolov. Tim Tramnitz é o terceiro, com 70, enquanto Noah Stromsted (56) e Tuukka Taponen (51) fecham o top 5.
Os horários não são muito favoráveis aos brasileiros, mas vale a pena assistir:
Treino Livre- Sexta-feira – 04h55 (Bandsports / F1TV Pro)
Classificação – Sexta-feira – 10h00 (Bandsports / F1TV Pro)
Corrida – Sábado – 05h05 (Bandsports / F1TV Pro)
Corrida 2 – Domingo – 03h30 (Bandsports / F1TV Pro)
Brasileiro Rafa Câmara é o lider do campeonato
Drugovich é apontado como favorito para segunda vaga na Cadillac
Enquanto as especulações sobre quem será o piloto experiente a assumir a vaga principal na Cadillac estão dominando as principais manchetes da Fórmula 1 nos últimos dias, uma questão paira: se a equipe norte-americana realmente seguir a proposta de um experiente e um novato na equipe, quem estaria ao lado de Valtteri Bottas ou Sergio Pérez?
Para o portal britânico Autosport, a resposta é clara: o brasileiro Felipe Drugovich, atual piloto reserva da Aston Martin. O paranaense, que ocupa o cargo na equipe de Lawrence Stroll desde o final de 2022, ainda não teve a oportunidade de estrear no grid da F1, mas segue em busca de uma vaga e a oportunidade perfeita pode ter aparecido.
De acordo com a publicação, circulam especulações no paddock de que nem Fernando Alonso e nem Lance Stroll estariam dispostos a abrir mão de seus lugares para que Drugovich fosse para as pistas como substituto.
O canadense fez a classificação do GP da Espanha com dores, mas não conseguiu participar da prova. Por não ter feito o classificatório, o brasileiro não conseguiu assumir o volante.
Outros nomes estão no radar, como o de Frederik Vesti. Mick Schumacher e Guanyu Zhou também estão sendo monitorados pela Cadillac, mas, apesar de jovens, não são considerados novatos e podem não atender ao objetivo da equipe se o plano for manter uma dupla composta por um experiente e um rookie.
Até o momento, a Cadillac não deu pistas sobre qual será o caminho a seguir. Valtteri Bottas ganhou força nos rumores após um vídeo cômico onde aparece com um carro da montadora. Já Pérez tem seu retorno garantido pelo bilionário Carlos Slim, que afirmou que só resta saber para qual equipe ele irá. Recentemente o nome do mexicano foi vinculado à Alpine. Ainda existe a possibilidade da Cadillac optar por dois pilotos experientes, criando uma dupla com Bottas e Pérez.
Imprensa britânica aponta o brasileiro Felipe Drugovich, atual piloto reserva da Aston Martin para vaga na Cadillac