E. Cortez
Fórmula E: Drugovich brilha em estreia com 12 ultrapassagens e pontos em Berlim
Felipe Drugovich teve uma estreia marcante na Fórmula E, somando seus primeiros pontos logo em sua primeira participação na categoria no fim de semana.
No circuito montado no antigo aeroporto de Tempelhof, em Berlim, o piloto brasileiro impressionou ao escalar o pelotão e terminar em sétimo lugar na corrida de domingo, após largar apenas da 19ª posição.
A etapa na Alemanha marcou a penúltima rodada da temporada 2025 da Fórmula E e foi disputada em formato de rodada dupla. Drugovich foi chamado para substituir o holandês Nyck De Vries na equipe Mahindra e enfrentou uma série de dificuldades no sábado, mas deu a volta por cima no domingo e mostrou que tem potencial para se adaptar rapidamente aos desafios da categoria dos carros elétricos.
Embora tenha largado em 19º, por conta de um problema de balanço no carro e uma perda de potência na reta que o deixou cerca de três décimos mais lento que os rivais, a corrida foi marcada por uma performance excepcional.
“Se não fosse esse problema de potência, acredito que teria brigado entre os cinco ou seis primeiros e até mesmo pelos duelos”, avaliou. “Mas depois, na corrida, foi muito bom.”
Com inteligência estratégica, Felipe soube utilizar bem os modos de ataque disponíveis e manteve um ritmo forte e consistente. Ele superou 12 adversários ao longo da prova e cruzou a linha de chegada em sétimo, garantindo seis pontos em sua estreia e encerrando uma sequência de resultados frustrantes em categorias de alto nível.
Também escalado para a prova em substituição a Norman Nato na equipe Nissan, Sério Sette Câmara engrossou o grid brasileiro com sucesso e também somou pontos, ao chegar em 10º lugar.
Estreia promissora certamente coloca Drugovich como opção viável para 2026 na categoria, caso surja oportunidade
Caio Collet é quarto em Iowa pela Indy NXT
A Indy NXT foi à pista do Iowa Speedway no final da semana para a nona etapa da temporada. Com o grid definido pela pontuação do campeonato em função da chuva que cancelou a classificatória, Caio Collet, piloto do carro #76 da HMD Motorsports, largou da terceira posição e finalizou a prova em quarto lugar, conquistando seu oitavo top 5 no ano.
A corrida teve um início agitado nas 75 voltas do menor circuito oval do calendário. Após o ataque inicial de Myles Rowe, Colletperdeu uma posição, mas recuperou o terceiro lugar na volta 12, ao realizar uma ultrapassagem precisa sobre Lochie Hughes, registrando, nesse momento, sua melhor volta na disputa.
O oval de Iowa é conhecido pelas velocidades elevadas e pela necessidade de ultrapassagens calculadas.
Ao longo da prova, diversas tentativas de avanço no pelotão provocaram bandeiras amarelas consecutivas, limitando as ações em pista até a relargada na volta 37.
A partir daí, Collet travou uma intensa batalha com Salvador de Alba, defendendo sua colocação até as voltas finais. No entanto, com o desgaste dos pneus ao longo da prova, o brasileiro foi superado a cinco voltas do fim e recebeu a bandeira quadriculada na quarta posição.
Com o resultado, Caio Collet chega aos 320 pontos no campeonato, reduzindo para apenas 18 a diferença para o vice-líder. O piloto brasileiro vive uma fase consistente na temporada, com uma vitória e quatro pódios consecutivos entre os oito top 5 conquistados até aqui.
A próxima etapa da Indy NXT será entre os dias 25 e 27 de julho, com rodada dupla no tradicional circuito de Laguna Seca.
Brasileiro do grid se aproxima da vice-liderança e registra seu oitavo top 5 em nove corridas
WEC: Dudu Barrichello vai ao pódio nas 6 Horas de São Paulo
O Campeonato Mundial de Endurance entregou uma 6h de São Paulo com muita ação e muitas emoções até o fim.
A Cadillac superou as expectativas de todos, entregando um belo ritmo de corrida para garantir uma dobradinha importante, com vitória do #12 de Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens. Na GT3, vitória do Lexus #87, mas o destaque foi o pódio de Dudu Barrichello na LMGT3 com o #10 da Racing Spirit of Léman, graças a uma bela manobra nos minutos finais.
A vitória na categoria ficou com o Lexus #87 da Akkodis, com Pechito López, Clemens Schmid e Răzvan Umbrărescu. Em segundo, ficou o Corvette #81 da TF Sport, com Rui Andrade, Charlie Eastwood e Tom van Rompuy.
E com uma belíssima manobra a cinco minutos do fim, Dudu Barrichello colocou o Aston Martin #10 da Racing Spirit of Léman, na terceira colocação, junto de Valentin Hasse-Clot e Anthony McIntosh.
Agora o WEC tira uma pausa de quase dois meses, retomando as atividades da temporada 2025 nos dias 05 a 07 de setembro com a etapa do Circuito das Américas, também com seis horas de duração.
WEC tem pódio de Dudu Barrichello com o #10 da Racing Spirit of Léman
Massa guia carro de 2008 em Goodwood
O reencontro de Felipe Massa com a Ferrari, com a qual disputou a temporada 2008 da Fórmula 1, trouxe várias sensações ao piloto brasileiro — a principal delas, de que era o carro do último Mundial de Construtores dos italianos. “E o meu também”, conforme destacou.
Massa andou com a F2008 no Festival de Goodwood, que aconteceu na Inglaterra. Aos jornalistas, relembrou aquele que considera o seu melhor ano na principal categoria do automobilismo mundial. Ele brigou pelo título até a última curva da última corrida, no Brasil, mas perdeu para Lewis Hamilton por apenas 1 ponto.
Ele briga na justiça pela revisão do resultado daquele campeonato por conta da manipulação do GP de Singapura.
“É uma sensação incrível poder pilotar o carro de 2008 depois de tanto tempo, foi definitivamente o meu melhor ano”, começou Massa. “Um carro com o qual vencemos cinco vezes, foi o último título de Construtores da Ferrari — e diria que meu também”, salientou.
Massa andou com a F2008 no Festival de Goodwood, na Inglaterra
Rowland vive glória em Berlim e conquista título na Fórmula E
A briga pelo título da temporada 2024/25 da Fórmula E chegou ao fim no domingo (13). Oliver Rowland fez exatamente a quantidade de pontos necessária, nem um a menos ou a mais, para acabar com as chances matemáticas de ser superado por qualquer rival.
Com isso, tornou-se pela primeira vez campeão mundial da categoria de carros elétricos.
Com o quarto lugar conquistado no ePrix de Berlim, ele conquistou exatamente os 12 pontos que precisava para vencer o campeonato.
No domingo, Nick Cassidy venceu a corrida, Jack Dennis foi segundo e Jean-Éric Vergne terceiro.
A Fórmula E faz agora uma rápida pausa e volta a acelerar com a rodada dupla do ePrix de Londres, no Reino Unido, nos dias 26 e 27 de julho.
Oliver Rowland foi coroado campeão mundial de Fórmula E pela primeira vez
Pato O’Ward leva a vitória no GP de Iowa 1 da Indy e Palou vence corrida 2
Pato O’Ward, mexicano da McLaren, venceu a primeira prova do GP de Iowa, disputado no oval localizado em Newton. É a oitava vitória da carreira do piloto de Monterrey, que superou Josef Newgarden, da Penske, na última janela de pit-stops para triunfar pela primeira vez em 2025.
Pole-position, Josef Newgarden liderou praticamente toda a corrida, inclusive se beneficiando das bandeiras amarelas para manter o primeiro posto, mas após um pit-stop mais lento que o de O’Ward, se contentou em ficar no segundo lugar. O australiano Will Power, companheiro de equipe, completou o pódio.
Na corrida 2, vitória de Álex Palou.
E a Ganassi ainda teve mais motivos para celebrar. Beneficiado pelo pace-car causado por Colton Herta nas voltas finais, o neozelandês Scott Dixon foi o segundo colocado, promovendo um 1-2 da equipe. O compatriota Marcus Armstrong, de Meyer Shank, que tem aliança técnica com a CGR, completou um pódio formado por três carros de motor Honda.
A Indy retorna já no fim de semana com o GP de Toronto, agendado para acontecer no dia 20 no circuito de rua montado ao redor do Exhibition Place, na capital de Ontario, no Canadá. É a última prova urbana de 2025.
Álex Palou venceu pela sétima vez na temporada 2025 e lidera o campeonato
Beto Monteiro “varre” etapa de Cascavel na Copa Truck
O fim de semana da Copa Truck foi histórico, tendo como fato inédito a primeira corrida noturna de uma categoria de caminhões no automobilismo mundial, realizada no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR).
Com maior pontuação, a segunda prova da jornada no traçado mais veloz do calendário comprovou a grande forma de Beto Monteiro (Volkswagen da R9 Competições), que varreu o fim de semana com pole, triunfo na corrida noturna de sábado e o primeiro lugar também no começo da tarde de domingo.
Já na categoria Super Truck Elite, as vitórias no fim de semana ficaram com Hugo Cibien, com o Volvo da Vannucci Racing, e Leo Rufino, com o Mercedes da PP Motorsport.O último, por sinal, se tornou o primeiro piloto negro a vencer na categoria.
Depois das emoções do fim de semana histórico e marcante em Cascavel, a Copa Truck Petrobras volta à pista para a sexta etapa da temporada 2025 em Minas Gerais, no Autódromo Potenza, na cidade de Lima Duarte, em jornada agendada para o fim de semana de 22 a 24 de agosto.