Relacionamento com o cliente: o diferencial que seu concorrente não pode copiar
Em nossos negócios estamos sempre tentando criar situações, condições e inovações que nos diferenciem dos concorrentes. É um desafio constante. No entanto, os nossos produtos e serviços podem ser copiados; nosso padrão de atendimento pode ser copiado pela concorrência; a qualidade dos produtos e serviços pode ser copiada; nossa propaganda e estratégias comerciais podem ser copiadas.
Portanto, além das inovações promovidas em nossas empresas é necessário cuidar daquele que também é um excelente diferencial: o relacionamento com o cliente.
O relacionamento, portanto, é um grande diferencial que não pode ser copiado. A relação que você, empresário e vendedor, mantém com seu cliente pode fazer toda a diferença.
Por isso, seguem algumas dicas para você pensar e refletir para aplicar em sua empresa.
Demonstre interesse genuíno
Interesse-se verdadeiramente pelo seu cliente. Pense nele e atenda suas expectativas e necessidades antes do seu próprio interesse e de sua empresa.
Agradeça sempre pela compra
Seja presencialmente em sua empresa, por telefone ou outros meios remotos, agradeça pela compra realizada. Pode ser um cumprimento, uma ligação, o envio de um cartão, um e-mail, uma mensagem de WhatsApp e até uma carta. Tudo de forma personalizada. Não pode ser uma mensagem genérica e igual para todo mundo.
Lembranças e festividades
Lembre-se do seu cliente em datas festivas como aniversários, celebrações etc. Datas profissionais também são muito eficientes para demonstrar seu forte relacionamento. Por exemplo: Dia do Químico, Dia do Médico, Dia do Motorista, Dia do Agente Comunitário de Saúde etc.
Cadastre seu cliente
Para ter essas informações sobre seu cliente, você e sua equipe precisarão cadastrar os clientes com nome, endereço, profissão, data de nascimento, e-mail, telefone etc etc. Hoje em dia, infelizmente, muitos vendedores e até empresários não querem se dedicar a esta trabalhosa, mas importantíssima, tarefa de relacionamento com o cliente.
Chame sempre pelo nome
Além de tudo o que foi dito, a maior demonstração de afeto e relacionamento com o cliente é chamá-lo pelo nome. Parece simples, mas guardar nomes dos clientes é um exercício cotidiano e que não ocorre de uma hora para outra. É necessário exercício contínuo para guardar nomes e se relacionar melhor com seus clientes.
Exercite!
Em momentos desafiadores como o que estamos vivendo, o relacionamento com o cliente, antes, durante e após esta pandemia fará toda a diferença nos seus negócios.
Compartilhe com a gente as suas experiências no desenvolvimento do relacionamento com o cliente: contato@luispimentel.com.br
Boas vendas e muito sucesso para você, sua empresa e sua equipe.
Luis Pimentel é Consultor e Mentor em Vendas para empresários. Orienta e qualifica equipes comerciais. É graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing pela FGV e Consultoria de Gestão de Empresas pela PUC-COGEAE São Paulo. Possui vivência de mais de 20 anos como vendedor, representante comercial, gerente e diretor de vendas.