O Novo Ensino Médio
Em 2021 foi anunciado o Novo Ensino Médio, uma nova forma de sistema educacional divulgada pelo governo, que já foi colocado em prática em 2022, mas não em todas as escolas. Aqui no Marasca, por exemplo, ainda não há essa mudança radical, mas o pessoal do Etec Bayeux, por exemplo, fica praticamente o dia inteiro aqui na escola.
O Novo Ensino Médio traz várias coisas diferentes, tendo como principal novidade o período integral. As disciplinas passarão a ser relacionadas as áreas do conhecimento, como já é feito na divisão do Enem e vão abordar todas as matérias trabalhadas atualmente em sala de aula e nenhuma sairá da grade, mas os conteúdos serão ministrados de forma interdisciplinar.
No meu ponto de vista, essa é uma forma de, além de preparar ainda mais o estudante para a vida, propiciar ao aluno segurança, caso haja alguma adversidade dentro da sua família, de pelo menos ficar mais tempo na escola, estudando, ao invés de vivenciar estresse desnecessário. Além, é claro, da exterminação do tédio acumulado, principalmente após dois anos de pandemia.
Logo, essa ideia é interessante, mas que, obviamente, dependerá dos alunos para que dê certo. Certamente, as novas matérias estimularão o estudante a estar mais focado na escola, o importante é que não seja muito cansativo. É preciso lembrar que o estilo de ensino/aprendizagem anterior já estava desgastante, já fazia muito tempo que estava em uso e às vezes não estimulava em nada. É sempre bom inovar, principalmente em relação à educação, mas é preciso dar condições para que os alunos/estudantes mais pobres tenham condições de frequentar a escola, sem nenhum tipo de pressão ou obrigação extra.
Esse texto foi escrito pelo aluno Denner Queiroz Carvalho, com edição realizada pelo aluno Jean Erik Bacciotti, ambos da Escola Estadual Heloisa Lemenhe Marasca, pertencente à Rede Camões de jornais escolares com fins pedagógicos.
Foto: Agência Brasil