Os profissionais de Odontologia atualmente sofrem o desafio da crescente demanda por melhores cuidados na saúde bucal em todo o mundo, numa proporção cada vez maior. Por outro lado, assim como em outras áreas da sociedade, devem repensar sobre como reduzir os impactos ambientais e os recursos finitos da Terra.
O Cirurgião Dentista tem que estar integrado aos novos valores da sociedade, para também ser valorizado. Ser sustentável na profissão prevê letramentos em saúde bucal, estudos de caso de separadores de amálgama, conservação de água e materiais restauradores alternativos.
O meio ambiente precisa de um novo olhar desse profissional para sua prática, percebendo onde estão as grandes áreas de desperdício. Atualmente nosso país conta com 300 mil dentistas e a preservação do planeta também depende da contribuição individual de cada um.

Os produtos usados na radiologia como fixador e revelador não possuem descarte correto, diariamente é preciso desmontar a amálgama em pedaços maiores para evitar a liberação de mercúrio, direcionando de forma correta e evitando a contaminação da natureza. O desafio atual é o de transformar tecnologia, incorporando serviços e práticas que causem menores impactos ambientais.
Outro problema seríssimo a destacar é o consumo diário de água de uma clínica. Calcula-se que o Cirurgião Dentista use 700 litros de água diariamente, sete vezes mais do que a média da população que é de 100 litros por pessoa. Trata-se não apenas de fechar as cuspideiras, os sugadores puxam da rede 200 litros de água limpa tratada; resumindo, sustentabilidade e saúde bucal devem caminhar juntos.
O uso de equipamentos de proteção do Cirurgião Dentista e do paciente, os EPI, são resíduos que merecem uma reflexão importante. Gerir, recolher, reciclar e incinerar de forma segura é uma contribuição sustentável muito valorosa.
O consumo de energia dos consultórios também é assunto importante a destacar, pois autoclaves e compressores não têm selo de sustentabilidade. Também todos os anos o meio ambiente recebe 100 mil de toneladas de plástico, só de escovas de dente; o profissional deve se envolver com o tema, interagindo com o seu paciente, sua população, com ações simples como instalar em seu consultório um ponto de coleta de escovas de dente e encaminhá-las para o descarte correto.

A Odontologia Sustentável é uma responsabilidade de cada Cirurgião Dentista, pois ele é um agente da sustentabilidade e suas ações simples podem causar grande impacto benéfico ao meio ambiente.
Assegurar o futuro da vida e preservar o meio ambiente não é um recado apenas para a Odontologia, mas para todas as profissões e pessoas. Vamos fazer nossa parte.
Esta semana vamos abordar o assunto: “ODONTOLOGIA SUSTENTÁVEL”
1) Os profissionais de Odontologia atualmente sofrem o desafio da crescente demanda por melhores cuidados na saúde bucal em todo o mundo, numa proporção cada vez maior. Por outro lado, assim como em outras áreas da sociedade, devem repensar sobre como reduzir os impactos ambientais e os recursos finitos da Terra.
2) O Cirurgião Dentista tem que estar integrado aos novos valores da sociedade, para também ser valorizado. Ser sustentável na profissão prevê letramentos em saúde bucal, estudos de caso de separadores de amálgama, conservação de água e materiais restauradores alternativos.