Competição adota modelo inspirado na Champions League, mantém clássicos e terá apenas 11 datas
Leonardo Bauer
O Campeonato Paulista de 2026 começa oficialmente neste sábado (10) trazendo mudanças importantes no formato de disputa e no calendário. Em adaptação ao novo cronograma da CBF, que reduziu o número de datas dos estaduais, a Federação Paulista de Futebol reformulou a competição, mantendo os clássicos e adotando um modelo semelhante ao da Champions League.
Os 16 clubes foram divididos em quatro potes. O Pote A é formado pelos quatro grandes do Estado: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. Essas equipes enfrentarão dois times do Pote B (São Bernardo, Novorizontino, Red Bull Bragantino e Mirassol), dois do Pote C (Guarani, Ponte Preta, Velo Clube e Portuguesa) e uma equipe do Pote D, composto por Primavera e Capivariano, que subiram da Série A2, além de Noroeste e Botafogo-SP, que tiveram as piores campanhas entre os remanescentes da elite em 2025.
A primeira fase terá apenas oito rodadas, com confrontos dentro do próprio pote e jogos cruzados contra equipes dos demais grupos. Ao final desta etapa, os oito melhores colocados avançam ao mata-mata, disputado em jogos únicos. Já os dois piores na classificação geral serão rebaixados para a Série A2.
A Federação ainda estuda a possibilidade de encontrar uma nova data para realizar a decisão em dois jogos, mas, inicialmente, as fases eliminatórias também serão disputadas em partidas únicas.
A rodada de abertura acontece neste fim de semana com oito partidas distribuídas entre sábado e domingo.
No sábado (10), a bola rola a partir das 15h, quando o São Bernardo recebe o Capivariano. Às 16h, o Santos enfrenta o Novorizontino, na Vila Belmiro. Mais tarde, às 18h30, o Guarani encara o Primavera, em Campinas. Fechando o dia, às 20h30, a Portuguesa recebe o Palmeiras no Canindé.
Já no domingo (11), a rodada continua com quatro confrontos. Às 16h, o Corinthians recebe a Ponte Preta, na Neo Química Arena. Às 17h, o Velo Clube estreia na competição contra o Botafogo-SP, em jogo marcado para o estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro, buscando começar o campeonato somando pontos diante da torcida. Na sequência, às 18h15, o Noroeste mede forças com o Red Bull Bragantino. Encerrando a primeira rodada, às 20h30, o Mirassol recebe o São Paulo.
Com calendário enxuto, jogos decisivos desde o início e clássicos preservados, o Paulistão 2026 promete ser uma das edições mais competitivas dos últimos anos.








