O Paulistão Série A1, disputado por 16 equipes, começa neste sábado (20), com a realização de 4 partidas. O jogo de abertura será Bragantino x Água Santa, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, às 17h15. A 1ª. rodada será completada no domingo (21), com mais 4 jogos. Confira!
20/1 (Sábado):
18h00: Botafogo x Santos
20h00: São Paulo x Santo André
20h15: Ponte Preta x Mirassol
21/1 (Domingo):
16h00: São Bernardo FC x Ituano
18h00: Corinthians x Guarani
18h00: Internacional x Portuguesa de Desportos
O atual campeão, Palmeiras, faz sua estreia no domingo (21), enfrentando o Novorizontino, fora de casa, às 16 horas.
Se o torcedor rioclarense terá de esperar 11 rodadas para assistir ao dérbi local, na Série A2 de 2024, os primeiros clássicos do Paulistão A1 serão disputados já na 3ª. rodada com os jogos entre São Paulo x Portuguesa de Desportos, dia 27, às 18 horas, no Morumbi, e Palmeiras x Santos, no Allianz Parque, dia 28, no mesmo horário.
As novidades da competição que reúne 16 equipes são os retornos da Ponte Preta e do Novorizontino que ascenderam à Série A1, como campeã e vice-campeão, respectivamente, da Série A2 em 2023, e que ocuparão os lugares de Ferroviária de Araraquara e São Bento de Sorocaba, rebaixados.
Na primeira fase do Paulistão A1 2024, as 16 equipes estão divididas em 4 grupos com 4 equipes cada. A formação dos grupos está assim:
- Grupo A: Santos, Ituano, Santo André e Portuguesa de Desportos
- Grupo B: Palmeiras, Água Santa, Guarani e Ponte Preta
- Grupo C: Corinthians, Bragantino, Mirassol e Internacional
- Grupo D: São Paulo, São Bernardo, Botafogo e Novorizontino
A fórmula de disputa repete a dos anos anteriores. Na 1ª fase cada equipe enfrenta os times dos outros grupos, totalizando 12 jogos.
As duas melhores equipes de cada grupo, ao final da 1ª. fase, se classificam para as quartas de final, que será disputada em jogo único, assim como as semifinais. A disputa do título será jogada no sistema ida e volta.
Vale destacar que os dois piores times na campanha geral serão rebaixados para a Série A2 do Paulista.
ALFARRÁBIO DO PAULISTÃO
O Campeonato Paulista é reconhecidamente o maior e melhor campeonato estadual do Brasil em todos os aspectos. Em nenhum outro surgiram tantos craques ao longo dos tempos e houve tanta disputa que deu origem à rivalidades, dentro e fora de campo. Confira no D’Esportes, algumas curiosidades do Paulistão.
TIMÃO PAPA TÍTULOS
O maior vencedor de títulos da principal divisão do Campeonato Paulista é o Corinthians com 30 conquistas. O Palmeiras, atual campeão, tem 25. São Paulo e Santos, somam cada um, 22 conquistas.
PELÉ, O MAIOR ARTILHEIRO
Pelé é o maior artilheiro de uma edição do Paulistão, com 58 marcados pelo Santos FC, em 1958. A supremacia de Pelé na artilharia do certame corresponde ao período de 1957 a 1965, ininterruptamente. Depois, voltou a ser artilheiro do campeonato, nos anos de 1969 e 1973. Em 410 jogos disputados no Paulistão, Pelé marcou 255 gols. Vale mencionar que, no último dia 29, completou-se 1 ano do falecimento de Pelé.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Cesar Greco