Luken Cesar Burghi Augusto, natural de Rio Claro e líder do PCC, foi neutralizado após confronto com a polícia
Leonardo Bauer
Na noite de sábado (9), policiais das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) mataram em confronto Luken Cesar Burghi Augusto, de 46 anos, um dos criminosos mais procurados do país. O episódio ocorreu no bairro Ocian, na Praia Grande, litoral de São Paulo, e foi confirmado oficialmente pelo Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Luken, natural de Rio Claro-SP, era apontado como um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e tinha uma extensa ficha criminal, incluindo participação em um mega assalto a uma empresa de transporte de valores, a Protege, em Araçatuba-SP, no ano de 2017. Condenado a 46 anos e 11 meses de prisão, ele estava foragido da Justiça há anos, figurando entre os criminosos mais buscados do Brasil.
Segundo Derrite, “infelizmente o indivíduo optou pelo confronto, atirou nos policiais, e não restou outra alternativa a não ser a neutralização”. O criminoso também possuía antecedentes por roubo e porte ilegal de armas.
A ação da Rota representa um golpe significativo às lideranças do crime organizado, reafirmando o compromisso da Secretaria de Segurança Pública com o combate à criminalidade no Estado.