Mesmo durante a época de quarentena em que muitas pessoas estão ficando em casa, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Rio Claro não registrou diminuição no número de atendimentos por traumas que incluem acidentes de trânsito e quedas.
De acordo com os dados solicitados pelo Diário do Rio Claro, foram 180 ocorrências deste tipo atendidas pelo Samu na cidade durante o mês de março. “Não tivemos queda nos atendimentos, a maioria é de problemas clínicos, porém de acidentes o número permanece na média”, disse a Coordenadora do Samu Regional de Rio Claro, Silveli Pazetto.
Segundo o registro, em fevereiro o total de atendimentos somente em Rio Claro foi de 800 e em março 838 atendimentos. Como destacou a coordenadora, os casos mais solicitados são de clínicos que envolvem AVC, infarto, crise convulsiva, hipoglicemia, por exemplo. Em fevereiro foram 503 pacientes e, em março, 544.
A coordenadora do SAMU reforça sobre o trabalho e a importância de solicitarem os serviços para os atendimentos que realmente são destinados. “O SAMU é para urgência e emergência, e nesse momento de Covid-19 é extremamente importante ir a uma unidade de saúde se for realmente necessário, como recomenda a Organização Mundial de Saúde. As pessoas têm solicitado muitas informações sobre o coronavírus pelo telefone do SAMU, o que acaba segurando a linha. Com isso, outras que precisam mesmo de urgência e emergência podem não conseguir falar”, declarou.
A profissional relembra que Rio Claro disponibilizou um canal para população tirar dúvidas com os médicos e de forma gratuita.
TELE CORONA
A prefeitura de Rio Claro lançou o canal de atendimento à comunidade para falar sobre o novo coronavírus (Covid-19), que está em funcionamento desde o dia 30 de março. O Tele Corona foi disponibilizado para tirar dúvidas sobre a transmissão e sintomas do coronavírus, com perguntas respondidas por médicos via telefone, através do serviço de telemedicina. Cinco médicos foram treinados para dar à comunidade os esclarecimentos necessários.
Além do esclarecimento de dúvidas em geral sobre o assunto, o atendimento inclui orientações a pessoas que eventualmente apresentem sintomas da Covid-19. A partir do relato do paciente ou familiar o médico irá orientar o que deve ser feito.
O Tele Corona atende pelo telefone (19) 2111-6999, das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. A iniciativa é uma parceria da prefeitura de Rio Claro com o Centro Universitário Claretiano, que cedeu instalações, equipamentos e sistemas para viabilizar o serviço junto à Secretaria de Saúde.
O Tele Corona também é usado pelos médicos para monitorar pacientes em tratamento permanente no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). Outra fonte de informação é o site da Secretaria de Saúde (www.saude-rioclaro. org.br), onde a comunidade pode acessar o guia de prevenção ao novo coronavírus.
Trauma Rio Claro (acidentes de trânsito e domésticos)
Janeiro 125
Fevereiro 188
Março 180
Trauma Rio Claro e Regional
Janeiro 169
Fevereiro 263
Março 236
Foto: Divulgação