O prefeito Gustavo inaugurou na quinta-feira (31) o Posto Avançado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O novo serviço irá atender em sala na sede da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), na Rua 3 com a Avenida 12, no Centro.
Na sala ao lado passará a funcionar o Banco do Povo, que atendia no paço municipal. “São duas iniciativas de incentivo aos empreendedores, uma maneira de estimular a geração de emprego e renda no município”, observa o prefeito Gustavo, que destacou o crescimento econômico como fator decisivo para o desenvolvimento do município. “Estamos trabalhando neste sentido e já conseguimos vários avanços”.
O Posto Avançado SDE é uma extensão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com foco na satisfação dos empresários. O secretário Anderson Christofoletti afirmou que o objetivo é proporcionar suporte e assistência direta aos empreendedores, disponibilizando informações, diretrizes e recursos pertinentes para agilizar o desenvolvimento de suas empresas. Sobre o Banco do Povo, Anderson lembrou que agora está mais bem estruturado para o atendimento ao público.
O vereador Julinho Lopes ressaltou que os dois serviços são importantes para quem pensa em abrir um negócio ou expandir o já existente. O diretor financeiro da Acirc, Nilson Nicoletti, salientou a parceria com a prefeitura e o trabalho que a Acirc realiza pelo crescimento dos setores do comércio e indústria.
Os vereadores Vagner Baungartner e Adriano La Torre, o gerente da Acirc, Clóvis Delboni, e os secretários municipais Rogério Marcheti (da Administração), Ronald Penteado (Serviços Públicos), Agnelo Matos (Planejamento e Habitação) e o ouvidor municipal Anderson Santilli também participaram das inaugurações.
O Banco do Povo oferece financiamentos para empreendedores formais ou informais, para capital de giro e investimento fixo. Por meio do Banco do Povo é possível recorrer a linhas de financiamento com taxas reduzidas, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas.
Em Rio Claro, de janeiro de 2021 até agora, um total de 255 empresários utilizaram empréstimos do Banco do Povo, somando um montante de R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), para impulsionar suas atividades. Os documentos necessários podem ser consultados com os agentes de crédito do Banco do Povo.
Foto: Divulgação/Prefeitura