A Unidade Móvel de Castração gratuita chegou a Rio Claro em dezembro de 2018. O fato foi comemorado e o objetivo seria atender aqueles que acabam não tendo acesso ao serviço no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica no Distrito Industrial. O Castramóvel seria destinado para o transporte de animais e para a realização de cirurgias de castração em cães e gatos.
Para a aquisição do equipamento, a Secretaria de Saúde contou com recurso no valor de R$ 120 mil, de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar.
Porém desde que foi entregue ao município, o veículo segue sem uso, o motivo seria por não atender normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), que desde 2017 recomenda que o ideal é um ônibus ou micro-ônibus. No caso de Rio Claro, o Castramóvel é um semi-reboque, que até seria aceitável se fosse maior. A unidade adquirida possui ar condicionado, pias com água corrente, local de recuperação para os animais ficarem antes e depois da cirurgia, além de mesa de cirurgia.
CASTRAÇÃO
O serviço de castração gratuito é feito pelo Centro de Controle de Zoonoses, e uma das dificuldades apontadas é o não comparecimento dos tutores com os animais nas cirurgias já agendadas.
O atendimento feito pelo CCZ prioriza as pessoas de baixa renda, mas é aberto a toda população. Com isso é possível esterilizar muito mais animais, evitando que eles se reproduzam e que filhotes acabem sendo abandonados pela cidade.
Para ter acesso ao serviço de castração de animais oferecido pela prefeitura o munícipe pode ligar para 3535-4441 ou 3533-7155 e pedir informações sobre cadastros, agendamentos e encaixes. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas.
PREFEITURA
Questionada sobre o funcionamento do Castramóvel, em nota, a prefeitura ressaltou que, apesar do não funcionamento do castramóvel, o município continua fazendo os serviços gratuitos de castração de cães e gatos.
Neste ano foram realizadas 2.076 castrações de cães e gatos gratuitamente. Os proprietários interessados devem procurar o Centro de Controle de Zoonoses. O castramóvel não está funcionando porque o município recebeu o castramóvel sem os equipamentos necessários para a realização das cirurgias e, no momento, a Secretaria Municipal de Saúde não dispõe de previsão orçamentária para a aquisição dos equipamentos, orçados em aproximadamente R$ 150 mil. Além disto, para o deslocamento do castramóvel é preciso ter um veículo para rebocá-lo. A prefeitura de Rio Claro pretende buscar parcerias para o assunto.