A faixa etária para a vacinação contra a Covid em Rio Claro será a partir de 50 anos nesta quarta-feira (16). As pessoas que fazem parte deste e dos demais grupos que estão sendo vacinados devem procurar um dos cinco pontos de vacinação. O atendimento será das 8 às 15 horas no Centro Cultural e na Faculdade Anhanguera e, em horários diferenciados, nos três pontos de drive-thru. Todos que forem ser vacinados devem levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Rio Claro.
Os demais grupos continuam sendo vacinados. Os motoristas profissionais devem se atentar à documentação específica de cada caso. Estão sendo vacinados taxistas (apresentar certificado de registro municipal de taxista); motoristas e cobradores de ônibus municipal e intermunicipal (apresentar carteira de trabalho comprovando a função); motoristas do transporte escolar (apresentar certificado de registro municipal de transporte escolar); caminhoneiros (apresentar certificado de registro nacional de transportadores rodoviários de carga, ou carteira de trabalho e CHN); motoristas de aplicativo (apresentar o perfil de motorista do aplicativo, comprovando as últimas viagens no mês vigente).
Pessoas com deficiência permanente devem apresentar laudo médico ou resultado de perícia médica, e para os profissionais da educação é obrigatório comprovante com QRCode emitido a partir de cadastro no https://vacinaja.sp.gov.br/educacao.
Gestantes e puérperas com 18 anos ou mais também podem ser vacinadas. Para as puérperas é necessário apresentar certidão de nascimento da criança, comprovando parto em até 45 dias, e para as gestantes o cartão de pré-natal.
A vacinação contra a Covid continua para pessoas a partir de 18 anos que tenham comorbidade ou síndrome de Down ou que estejam em terapia renal substitutiva (diálise) e também para transplantados imunossuprimidos. Os transplantados devem apresentar declaração médica ou comprovante de que foram atendidos em ambulatório de transplantados. Quem faz diálise deve apresentar relatório do centro de diálise e quem tem comorbidade declaração/relatório médico comprovando e indicando a comorbidade ou receituário de uso contínuo.
A aplicação de segundas doses nesta quarta-feira (16) será para as pessoas que tomaram a vacina Oxford/AstraZeneca até 26 de março e em quem recebeu a Coronavac/Butantan até 19 de maio. Para a segunda dose, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar o comprovante da primeira dose.
Das 8 ao meio-dia, a equipe do Santa Filomena atende em drive-thru no Shopping Rio Claro, na Av. Conde Francisco Matarazzo Junior. No mesmo horário, os profissionais do São Rafael estão no pronto atendimento, na Rua 1 entre as avenidas 15 e 19. Já a equipe da Unimed atende das 8 às 13 horas na Rua 12 entre as avenidas 14 e 12 (prédio da antiga empresa Alexandre Junior).
Para agilizar o atendimento, é importante que as pessoas, antes de irem ao posto de vacinação façam o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.
Rio Claro vacinou mais de 1.400 pessoas na terça-feira
Na terça-feira (15) 1.430 pessoas foram vacinadas contra a Covid em Rio Claro, conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica do Município. Até agora, 73.814 pessoas foram vacinadas, o que representa 35,48% da população. Deste total, 30.002 receberam também a segunda dose do imunizante, ou seja, 14,42% dos rio-clarenses.
Lactantes devem preencher cadastro para vacina contra a Covid na Vigilância Epidemiológica
As lactantes que amamentam bebês de até um ano devem preencher cadastro na Vigilância Epidemiológica de Rio Claro solicitando vacinação contra a Covid-19. O cadastro não representa garantia de vacina, e sim um levantamento para estudo de possível antecipação da vacina para este público. Além de preencher o formulário na Vigilância Epidemiológica, as mães devem apresentar cópia de seu RG e CPF e da certidão de nascimento do bebê. Também é necessário anexar solicitação médica para a vacinação. O prazo para entrega dos documentos vai até 23 de junho. A Vigilância Epidemiológica fica na Avenida 24, 1.120, Santana, entre as ruas 9 e 10. O atendimento é das 8 às 11 horas e das 14 às 15 horas.
Foto: Divulgação