O chá nasceu na China e é uma das bebidas mais consumidas no mundo, devido ao sabor, aroma e propriedades medicinais. Atualmente, ele é apreciado em mais de 160 países, principalmente pelos asiáticos. Seja para receber uma visita, beber sozinho ou substituir pelo café, a hora do chá pode se tornar um momento especial e mais nutritivo. Para isso, o Alimente-se Bem ensinar três formas de preparo:
Infusão
- Infusor
- Preencha a metade do infusor com a erva escolhida para que ela tenha espaço de se expandir;
- Aqueça a água. Quando começar a subir as primeiras bolhas, apague o fogo e não deixe ferver para a infusão ficar mais aromática;
- Despeje na xícara sobre o infusor. Abafe a mistura e deixe descansar por alguns minutos. Retire o infusor e deguste o chá.
- Infusão com ervas soltas
- A quantidade de erva colocada vai definir se a infusão ficará mais forte ou mais fraca. O ideal é utilizar de uma a duas colheres de chá para cada xícara.
- Repita a forma de aquecimento da água feita com o difusor;
- Despeje a água sobre a erva. Abafe a mistura e deixe descansar por alguns minutos. Coe e deguste o chá.
- Cozimento ou decocção
Cozimento ou decocção
Ao utilizar ervas soltas e partes mais resistentes de alimentos, como as cascas e raízes, a melhor forma de preparo é a decocção. A quantidade de erva vai determinar se a preparação ficará mais forte ou mais fraca.
O indicado é usar entre uma e duas colheres de chá para cada xícara. Para isso, ferva a erva com água por cerca de 10 minutos. Coe e deixe esfriar em uma temperatura agradável para beber.
Dica: Siga as orientações da embalagem e utilize água mineral filtrada para preparar.
Maceração
É o método em que as ervas são misturadas com água fria ou em temperatura ambiente, e depois maceradas. Assim, os nutrientes e o sabor são extraídos de forma mais suave.
Para isso, coloque as ervas secas em uma jarra ou recipiente de vidro. Despeje água fria, tampe e deixe as ervas de molho por cerca de 6 horas ou durante a noite.
Depois coe e, para dar um toque especial, adicione fatias de frutas, como limão ou laranja. Sirva ou coloque gelo para deixar mais refrescante.
Receitas
Ingredientes
- 4 xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de casca de maçã
- 4 colheres (sopa) de casca de laranja picada
- 1 canela em pau
- 1 colher (chá) de gengibre
- 2 colheres (sopa) rasas de açúcar
Modo de preparo
Ferva por 5 minutos a água, as cascas de maçã, a canela, o gengibre e o açúcar. Junte a casca de laranja. Abafe por alguns minutos. Coe e sirva. Utilize as cascas de maçã picadas para a decoração.
Dica: Confira aqui os valores nutricionais das cascas de frutas e aprenda receitas de doces com aproveitamento integral.
Chá de gengibre e uva
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 4 xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de gengibre fatiado
- 2 xícaras (chá) de suco de uva integral
Modo de preparo
Coloque o açúcar para caramelizar e junte a água. Deixe ferver. Acrescente o gengibre e ferva mais um pouco. Junte o suco de uva.
Dica: se preferir diminua o gengibre e acrescente cravo.
Chá de frutas e ervas
Ingredientes
- 1 unidade de casca de abacaxi
- 1 unidade de casca de laranja
- 1 unidade de casca de maçã
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) de chá de camomila
- 1 colher (sopa) de chá de erva-doce
- Canela em pau a gosto
- 6 unidades de cravo
Modo de preparo
Lave as cascas das frutas com uma escovinha. Corte-as e leve ao fogo juntamente com a canela, o cravo e a água e deixe ferver por cinco minutos.
Desligue o fogo, coloque os chás; e tampe a panela. Aguarde alguns minutos. Coe e sirva quente ou frio.
Dica: Utilize as cascas de outras frutas.
Chá de morango aromático
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de morango em cubos
- 4 colheres (sopa) rasas de açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) de mel
- 4 unidades de anis-estrelado
- 3 unidades de canela em pau
- 2 colheres (sopa) de casca de laranja em tiras
- 1 litro de água
Modo de preparo
Em uma panela coloque os morangos, o açúcar, o mel, ao anis e a canela. Deixe cozinhar até formar uma geleia. Acrescente a água e as cascas de laranja (sem a parte branca). Deixe ferver. Sirva a seguir.
Dica: Quer saber como aderir à uma alimentação nutritiva e que ajude na manutenção de uma boa imunidade durante o inverno? Acesse a matéria aqui. (Fonte: https://alimentesebem.sesisp.org.br/)
Fotos: Reprodução/Site/Alimente-se Bem