Nove projetos de lei solicitando aprovação para obras, compra de equipamentos e materiais foram aprovados durante a 1ª sessão ordinária do ano, realizada na terça-feira (4).
As verbas, que no total ultrapassam R$ 3 milhões, são de emendas parlamentares e repasse do pré-sal.
Os PLs são para compra de caminhão pipa, implantação da feira do produtor no Jardim Paulista, reforma das quadras esportivas do Jardim Parque Industrial e do Jequitibás, recapeamento asfáltico (dois projetos), reforma na farmácia municipal, estruturação do programa Saúde Bucal (compra de equipamentos e materiais permanentes), e direcionamento do repasse dos recursos da cessão onerosa do bônus de assinatura do pré-sal destinado ao Município, mais de R$ 1 milhão, à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para realização de obras, compra de equipamentos e material permanente. Devido à urgência das matérias, os PLs, autoria do Executivo, foram aprovados em primeira e segunda discussões.
Quatro requerimentos também foram aprovados. Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD) solicita pintura de sinalização de solo e demarcação de vagas para motos na Avenida 1; Willian Bento (PTB) requer que o Procon envie à Câmara relatório de reclamações e de solução dos problemas, além do planejamento do órgão para 2020; Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) e Isaias Lino do Couto (PSC) pedem relatório e previsão de reforma das praças, principalmente da localizada ao lado da Igreja São José, e informações sobre convênio com o Governo do Estado de reforma e paisagismo em praças; e Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB) reivindica a criação de uma área de lazer para jovens.
Através de Indicações, os vereadores cobram: Willian pleiteia inclusão no programa Academia Adaptada para pessoas com deficiência; cobertura da quadra esportiva da Emei Geraldo Apparecido Rocha; limpeza, reparo no asfalto e pintura de demarcação de vagas de estacionamento na Rua São Marcos; compra de aparelhos auditivos para quem aguarda na fila de espera há mais tempo; e realização do projeto Santa de Bamba, periodicamente. Totó postula reforma na sede do Grupo de Terceira Idade Benedito Godoy, reforma e instalação de bancos, calçadas, sistema de iluminação, pintura e corte de mato nas praças; limpeza e dedetização em toda área do cemitério e reparo no telhado do prédio do hospital.
Aécio Bisesto (Parana-PTB) pede estudos para aquisição de peixes para serem inseridos nos lagos da Cidade e oferecer lazer aos que gostam do esporte da pesca, e construção de um jardim na UBS Catarina Demarchi. Gordinho requisita a implantação de redutores de velocidade na Rua Ida Lourenço de Queiroz, no Jardim D’ Itália II; cobertura na quadra esportiva do bairro Santa Catarina; reativação do evento Sacode a Praça, limpeza e roçada do mato no pontilhão em frente à Estação de Tratamento de Água (SP-316 e Avenida Ricardo Pagnocca). Juntos, Paraná e Gordinho sugerem a contratação do show do padre Reginaldo Manzotti, como uma das atrações para a Festa da Cidade. Alexandro do Iporanga pede a designação de um motorista para trabalhar no Caps (Centro de Atenção Psicossocial), e estudos para interligar as ruas Victório Gasparini e Antônio Doimo.
Na tribuna, Alexandro cobrou do secretário Paulo Fernandes o corte do mato no Jardim Iporanga, reclamou do estado de abandono do campo de areia do bairro, pedindo reforma e troca da tela de proteção do espaço.
O vereador relatou também o despejo de esgoto no Lago do Jequitibás, explicando que, quando chove forte, o esgoto vaza direto para o lago. Finalizando, informou que o Prefeito está adequando os salários dos agentes de saúde.
Levy Xavier Ferraz (Republicanos) também cobrou atitude da BRK com relação ao vazamento de esgoto; disse que constatou falta de material na UBS João Buschinelli, citando copos para água e papel higiênico;
José Luis Vieira (Ratinho-MDB) agradeceu ao deputado Jorge Caruso, autor da emenda que possibilitou a compra do aparelho de raio X.
Ratinho voltou a criticar a falta de ações para recapear a Estrada José Horácio Pascon, mas aplaudiu o plantio de 600 mudas nas laterais da via, informando que serão plantadas mais sete mil mudas de árvores. O vereador também cobrou a retirada de veículos abandonados das ruas, lembrando que tem lei proibindo o abandono de veículos e determinando a retirada do local, e voltou a pleitear acessibilidade no Viaduto Ruy Ribeiro de Almeida.
O presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Candido, solicitou que o secretário de Habitação, Paulo Zumuner, seja oficiado e explique a real situação do condomínio residencial Recanto Flafer.
Sobre a Estrada Horácio Pascon, Gordinho disse que há poucos dias, a diretoria da cerâmica Formigres executou reparos, como vem fazendo regularmente, “mas é paliativo, só para que os veículos consigam passar, tem que resolver, não dá para ficar como está.”
Totó voltou a questionar o valor do reajuste nas tarifas de água e esgoto, definidos na revisão tarifária do ano passado (2019). O vereador também cobrou melhor atendimento na saúde, cobrou reforma no telhado do hospital, indagou sobre as viaturas da guarda, afirmando que foram compradas duas e só chegou uma, e ratificou a necessidade de dedetização no cemitério.
Willian comentou algumas proposituras apresentadas, como o pedido de cobertura na quadra da Escola Geraldo Rocha e a aquisição de aparelhos auditivos para quem está há muito tempo esperando; o aparelho é distribuído pelo Governo do Estado. Bento também cobrou manutenção nas praças.
Foto: Divulgação