Nesta quinta-feira (9), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Rio Claro e Região realiza assembleia geral extraordinária para avaliação e deliberação da contraproposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) relativa à pauta de reivindicações dos trabalhadores e deliberação acerca da paralisação das atividades na sexta-feira (10). A assembleia acontece às 17h30, em primeira convocação, e às 19h30, em segunda convocação, na sede do sindicato, localizado na Rua 3, 1887, Centro.
INCOMPLETA
De acordo com o sindicato, a proposta da Fenaban – apresentada durante a sexta rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários -, não atendeu às reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Apesar de assumir compromisso durante a quinta rodada (1º de agosto) em apresentar uma proposta global, a Fenaban se limitou em propor reajuste dos salários e verbas (PLR, vales, etc.) com base na inflação acumulada no período de setembro de 2017 a agosto deste ano; o índice oficial será divulgado nesta quarta-feira (8)”, informou em nota o Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região.
DIA DO BASTA
Diversas assembleias serão realizadas pelos sindicatos nesta quarta-feira (8) para avaliar o rumo da Campanha Nacional. “Além da Campanha Nacional, as assembleias deverão discutir e organizar o Dia do Basta (10 de agosto), dia de mobilização nacional em defesa do emprego, dos direitos trabalhistas e da aposentadoria, convocado por várias centrais; entre elas, a UGT.”, informa a nota.
Para o secretário geral da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS), Reginaldo Lourenço Breda, que acompanhou a sexta rodada, “o momento exige mobilização da categoria nas duas frentes de luta: específica, dos bancários; e geral, da classe trabalhadora”.
NOVA NEGOCIAÇÃO
Diante da indefinicação, Fenaban e Comando voltam a negociar no dia 17, em São Paulo, informou Breda ao Diário do Rio Claro ao reiterar que paralisação pode ocorrer nesta sexta-feira se a assembleia assim definir.
BB E CAIXA
Nas rodadas específicas de negociação do Banco do Brasil e da Caixa, Comando Nacional dos Bancários também não aprovou as propostas.
Enquanto o Banco do Brasil fez proposta pela manutenção da maioria dos itens do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) a fim de reajustar a inflação, a Caixa apresentou proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho que ignora dezenas de direitos atualmente garantidos pelo ACT.