De nada valeu o esforço e o bom futebol do Corinthians. A vitória por 2×0 sobre o Barcelona de Guayaquil-EQU não foi suficiente para classificar o Timão para a fase de grupos da Copa Libertadores da América. Isto porque, após a derrota desastrosa, no jogo de ida, fora de casa, por 3×0, a equipe do técnico Ramón Díaz precisava no mínimo devolver o placar para levar a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
Não foi, porém, o que aconteceu. O zagueiro Felix Torres e o meia Carrillo fizeram os gols da vitória do Timão que agora volta suas atenções para o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, marcado para o próximo domingo (16), às 18h30, na Arena Allianz Parque, diante do Palmeiras.
Na vitória amarga sobre o Barcelona-EQU o Corinthians buscou o gol desde o primeiro minuto. Marcando presença no ataque, a equipe alvinegra esteve perto de abrir o placar com Carrillo, Yuri Alberto e Depay, ainda na primeira etapa, mas, ficou no quase.
Estava difícil furar a retranca equatoriana, mas, aos 39’ do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, Félix Torres venceu a disputa pelo alto e, de cabeça, botou o Timão em vantagem no placar.
Precisando de mais gols para se classificar e empurrado pela Fiel, o Corinthians manteve o ritmo ofensivo e teve boas oportunidades novamente com Carrillo e Talles Magno.
A insistência de Carrillo foi premiada finalmente. Em sobra de bola dentro da área do Barcelona, o camisa 19 do Timão completou para o fundo da meta de Contreras renovando as esperanças do torcedor corinthiano.
Em busca do terceiro gol, que levaria o jogo para os pênaltis, o Corinthians foi todo pressão nos minutos finais e quase marca com Depay e Matheusinho. Mas, não teve jeito. Final de jogo: Corinthians 2 x 0 Barcelona-EQU.
Se o Corinthians merecia melhor sorte no jogo, o Barcelona mereceu a classificação pelo que fez na primeira partida atuando em seus domínios.
Também ontem (12), pela terceira fase da Libertadores, o Cerro Porteño-PAR eliminou o Melgar-ER com vitória no placar agregado por 5×2.
O Timão foi à campo com: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Breno Bidon); Raniele (Romero), Martínez (Talles Magno), Carrillo e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico Ramón Díaz.
O Barcelona-EQU atuou com: Contreras; Carabalí (Álex Rangel), Vallecilla, Arreaga e Aníbal Chalá; Arroyo, Leonai e Valiente (Joshué Quiñónez); Corozo, Oyola (Campi) e Rivero (Jhonnier Chalá). Técnico: Segundo Castillo.
A renda na Neo Química Arena foi de R$2.910.131,90 para um público total de 44.877 torcedores.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Timão WEB