Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Petista Fernando Haddad deseja “boa sorte” a seu adversário
O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, derrotado nas eleições, desejou nessa segunda-feira (29) sorte ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Nas redes sociais, o petista afirmou estar com o “coração leve” e que espera o “melhor de todos”. Ele se dirigiu ao adversário como “presidente”. “Presidente Jair Bolsonaro. Desejo-lhe sucesso. Nosso país merece o melhor. Escrevo essa mensagem, hoje, de coração leve, com sinceridade, para que ela estimule o melhor de todos nós.
Boa sorte”, afirmou Haddad, na sua conta no Twitter. No domingo (28), depois da confirmação da vitória de Bolsonaro, que obteve 55% dos votos contra 44% para Haddad, o candidato do PT agradeceu o apoio durante a campanha presidencial. “Lembrando o hino nacional: verás que um professor não foge à luta, nem teme quem adora a liberdade à própria morte”, disse o petista, referindo-se também à sua profissão, que é de professor de ensino superior na Universidade de São Paulo (USP). Haddad agradeceu os 47.040.906 votos que obteve.
Sem carta branca
O percentual de votos nulos no segundo turno das eleições presidenciais de 2018 chegou a 7,4%, o maior registrado desde 1989, totalizando 8,6 milhões. Os votos brancos somaram 2,4 milhões, ou 2,1%, neste 2º turno, pouco acima do 1,7% da última eleição presidencial. Ao todo, 31,3 millhões de eleitores não compareceram às urnas, o equivalente a 21,3% total, proporção similar ao do 2º turno presidencial de 2014. Somando os votos nulos e brancos com as abstenções, houve um contingente de 42,1 milhões de eleitores que não escolheram nenhum candidato, cerca de um terço do total ou mais de 30%
Câmara
Na sessão da Câmara de Rio Claro dessa segunda-feira (29), foram aprovados em segunda discussão os Projetos de Lei 137/2018, que obriga organizadores de eventos privados em espaços públicos e privado realizarem serviços de coleta seletiva dos residuos sólidos gerados nos eventos; e o PL 139/2018, que institui a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Erradicação do Trabalho Infantil; além do PL 167/2018, que cria o programa Pipódromo. Já o PL 52/2018, que altera dispositivo do plano de carreira do magistério público municipal, teve pedido de vistas de um dia para que fosse analisado e deve entrar em discussão na próxima sessão.